Conheça restaurantes japonês e italiano veganos de SP
Restaurantes veganos se multiplicam em São Paulo com pratos supercriativos
Ultimamente, lugares veganos se multiplicam em São Paulo. É motivo de comemoração, pois acompanho esse mercado há mais de 20 anos.
Restaurantes e pratos veganos são aqueles que não usam produtos de origem animal na composição da receitas.
E agora, além dos restaurantes sofisticados que, eventualmente, tinham pratos veganos, ganham destaque lugares de gastronomias específicas, como italiano e japonês.
- Ombro congelado e diabetes: como a doença afeta sua articulação
- Olímpia é destino certa para férias em família no interior de SP
- Como manter o equilíbrio alimentar nas celebrações de fim de ano?
- A verdade sobre a vitamina C: entenda quando e como o excesso faz mal ao corpo
Pesquisa do programa EscolhaVeg, da ONG internacional Mercy For Animals, revela que que oito a cada dez pessoas no Brasil (81%) experimentaram produtos à base de plantas nos últimos seis meses.
O consumo só aumenta. E com ele, a criatividade dos chefs. Abaixo, destaco dois lugares que provei ultimamente.
Italiano: queijos de castanhas
O italiano Piccoli Cucina tem pastas frescas sem ovos, queijos sem leite e polpeta sem carne. Tudo delicioso. É o primeiro italiano vegano do Brasil.
Os queijos cremosos são feitos de castanhas, já a polpeta, muito saborosa, é composta por soja e mais vegetais.
Brunschettas de limão siciliano e ricota de castanhas podem abrir seu jantar.
E receitas supercriativas, como o risoto de caju flambado na cachaça, deixam a refeição ainda mais especial.
Entre os pratos tradicionais, está a polpeta recheada com queijo cremoso de castanha ao pomodoro, com fettuccine no azeite e ervas frescas.
Os valores se equiparam a restaurantes sofisticados da capital. A polpeta por exemplo, custa R$ 84, para uma pessoa (preço em maio de 2022).
Japonês: hot roll de aspargos e couve
Abobrinhas, algas, aspargos, cenouras, pimentões, acelgas, tofus e cogumelos compõem os pratos, sem que você sinta falta de peixe, caso não seja vegano ou vegetariano.
Hitô vegano é um japonês cheio de sabor e criatividade. Os pratos coloridos chegam à mesa servidos com flores e impecáveis. Pequenas gotas de maionese de wasabi enfeitam alguns deles.
De todas as delicadezas, destaco o hot roll de aspargos e couve na manteiga, para repetir. O rodízio completo custa R$ 99 por pessoa (preço de maio de 2022).
Ama o mundo vegano e vegetariano? Siga o Lado B Viagem, site parceiro do Catraca, que elabora roteiros plant based pelo mundo.