Últimas notícias:

Loading...

Pousada inova com menu vegano em Paraty (RJ)

Paraty ainda ganha exposição sobre Carmen Miranda e laboratório de drinks da famosa Apothek, criados na Pousada do Sandi

Ouça este conteúdo

Casquinha de siri sem siri. A casquinha da mata, deliciosa e elaborada com carne de jaca, é uma das inovações no novo menu vegano da Pousada do Sandi, em Paraty.

Além da casquinha, o cardápio inclui mais delícias, como hambúrguer de grão de bico, toast de creme de abacate e ceviche de cogumelo paris.

As receitas criativas foram desenvolvidas pela chef vegana Natalia Luglio, que aposta na biodiversidade brasileira.

vegano- andrea miramontes - pousada do sandi.JPG
Crédito: Andrea Miramontes / Lado B ViagemCasquinha da mata, feita com jaca, ceviche de cogumelo , pupunha ao pesto e toast de abacate estão entre as delícias veganas da Pousada do Sandi

“Nosso ceviche é feito com cogumelo paris, cebola roxa, tomate marinado em suco de limão com capim santo e castanha de caju”, revela a chef.

Natalia criou um cardápio sustentável, sem nada de origem animal e com produtos da região de Paraty.


#DicaCatraca: sempre lembre de usar a máscara de proteção, andar com álcool em gel, respeitar o distanciamento social e sair de casa somente se necessário! Caso pertença ao grupo de risco ou conviva com alguém que precise de maiores cuidados, evite passeios presenciais. A situação é séria! Vamos nos cuidar para sair desta pandemia o mais rápido possível. Combinado?


Outra estrela do menu fresco, criado exclusivamente para a área de piscina, é a pupunha assada com pesto de manjericão. “Tem muita pupunha na região. Assamos o tolete todo e colocamos um pesto”, conta ela.

A chef finalizou com um bolinho de banana muito molhado e saboroso, sem glúten e totalmente artesanal. Algumas das delícias também estão no cardápio do café da manhã da pousada.

bolo de banana vegano da pousada do sandi
Crédito: Andrea Miramontes / Lado B ViagemBolinho de banana vegano está no cardápio da piscina e do café da manhã
Crédito: Divulgação/FacebookMenu vegano foi criado para degustação à beira da piscina

Além do bar da piscina, a pousada também tem o melhor italiano de Paraty, o Restaurante Pippo, com ambiente inspirado no cinema italiano da década de 60.

Na onda verde e sustentável, há opções veganas e vegetarianas, inclusive, na carta de vinhos.

Nos pratos, indico um vegetariano absolutamente imperdível, nomeado pelo próprio Pippo: Parppadelle alla Dolce Vita.

A iguaria leva massa caseira de rúcula e gergelim com manjericão, sal azeite nozes abobrinha e pistache.

restaurante pippo-andrea-miramontes
Crédito: Andrea Miramontes / Lado B ViagemParppadelle alla Dolce Vita é o prato vegetariano italiano e imperdível do Restaurante Pippo, em Paraty

Laboratório de drinks

Outra novidade do lugar é a chegada dos drinks especiais da paulistana Apothek Cocktails & Co.

Dois quartos virados para a rua viraram o balcão onde acontece a alquimia da Apothek. O projeto, chamado Apothekário, faz drinks especiais para comprar e levar (pick and go).

“Queremos oferecer ao público e aos amigos boêmios de Paraty um espaço de alta coquetelaria, arte e moda”, diz Sandi Adamiu, proprietário da Pousada.

No cardápio, estão drinks assinados, também sem álcool, com propriedades energizantes, calmantes e até afrodisíacas.

As propriedades calmantes do maracujá, por exemplo, vêm da flor e da folha da fruta. “Para os hóspedes, temos um shot de boa noite, de maracujá, e um shot de bom dia, à base de cacau”, conta Sandi.

Carmen Miranda: brasilidade

Com 30 anos de história, a Pousada do Sandi fica no centro histórico de Paraty.  O casarão do século 18 já foi a Casa da Moeda, durante o ciclo do ouro.

De uma brasilidade deliciosa, a pousada traz elementos nacionais em todos os cantos, dos corredores ao jardim, dos quartos ao café da manhã artesanal, servido com hora marcada e protocolos de segurança, como uso de máscaras.

Uso de máscaras é obrigatório em todas as áreas comuns da pousada, que segue protocolos rígidos de desinfecção para proteção contra covid.

Pousada do Sandi
Crédito: DivulgaçãoNo coração de Paraty, o casarão do séc. 18 onde é a Pousada do Sandi  já foi a Casa da Moeda, durante o ciclo do ouro
Pousada-do-Sandi-retina-4
Crédito: DivulgaçãoQuartos com varanda com cores e elementos brasileiros
Crédito: Andrea Miramontes / Lado B ViagemSuítes decoradas com arte local viram vitrine para artistas de Paraty

A pegada brasileira combina com a localização, no coração do centro histórico. Não poderia ter lugar melhor para os objetos de Carmen Miranda.

Os objetos pessoais raros da “Pequena Notável”, como anéis, colares, bolsas, que ostentou em muitos shows, foram parar na pousada, em uma exposição nostálgica.

Exposição traz objetos raros de Carmen Miranda
Crédito: DivulgaçãoExposição traz objetos raros de Carmen Miranda

A vitrine montada em estilo art déco tem até contratos assinados pela artista, que, nas década de 30, chegou a ser a artista brasileira mais famosa do mundo.

Além da novidade, é possível passear pelos corredores da pousada para observar obras de arte, coleções de máquinas fotográficas antigas do final do século 19 (1890, por aí) e muito mais.

Passeios seguros em Paraty

Desde 2019, Paraty é Patrimônio Mundial da Unesco. E há muito o que explorar no destino, começando por sua arquitetura.

Claro, também há restaurantes deliciosos, lojinhas, a sorveteria artesanal Miracolo, que tem os melhores gelatos do centro antigo. Mas alguns passeios ajudam você a mergulhar na história e  na natureza da cidade.

Para saber mais da história não só de Paraty, como do Brasil, é indispensável fazer um city tour. A agência Néctar Experience oferece um passeio rico em informações, de 1h30 de duração.

Na caminhada, descobri várias curiosidades da cidade, como o motivo de algumas ruas de Paraty serem alagadas. Sabia que é proposital? Neste texto explico tudo.

Crédito: PixabaySabia que as ruas de Paraty foram alagadas de propósito? Descubra o porquê

Para quem ama natureza, experiências da Néctar se destacam. Passeios ao ar livre e com distanciamento de pessoas são, inclusive, os únicos liberados nestes tempos de pandemia.

Destaco três experiências deliciosas e seguras. São elas  a aula de ioga na praia, para começar o dia no melhor astral, o  passeio de barco, que pode incluir snorkel ou mergulho, e o caiaque pelas ilhas ao redor de Paraty.

Crédito: PixabayPasseios de barco e de caiaque levam visitante à praias e ilhas quase inabitadas de Paraty

A agência é parceira da pousada, e os passeios podem ser agendados junto com a reserva.

Além da ioga, fiz também o caiaque, quando remei 12 km. Veja bem, não sou nenhuma atleta, mas consegui. Com um grupo de caiaques, visitamos várias ilhas, com paradas em duas delas.

No caminho, o tour ainda corta um túnel de mangue lindíssimo, no qual é preciso remar com cuidado, pois estamos cercados de natureza frágil.

Crédito: Andrea Miramontes / Lado B ViagemPasseio de caiaque passa por “túnel” entre as ilhas, no meio da natureza

Para passeios responsáveis em tempos pandêmicos e novidades plant based pelo mundo, siga o Instagram Lado B Viagem. O site é parceiro do Catraca Livre Viagem.

ladobviagem

Em parceria com ladobviagem

Andrea Miramontes, jornalista, viajante e curiosa. Sou vegetariana e jamais divulgo atrações que escravizem animais :) Faço os sites Lado B Viagem e Patas ao Alto. Seja muito bem-vindo!

Compartilhe:

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário Lado B Viagem

A Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.