7 destinos na Serra da Mantiqueira para curtir o friozinho
O cenário dessa cadeia de montanhas emoldura as janelas de muitas pousadas, tornando a viagem ainda mais que especial
A chegada de uma nova massa de ar polar derrubou as temperaturas nas regiões Sul e Sudeste do país. Na capital paulista, as mínimas previstas até domingo, 12, Dia dos Namorados, são de 11ºC. As máximas não devem passar de 16ºC.
Esse friozinho é ideal para quem quer viajar curtir o aconchego e o charme das cidades que fica na Serra da Mantiqueira. Alguns destinos são conhecidos por unir temperaturas baixas, boa gastronomia e pousadas charmosas com lareiras, além de muitas outras opções de lazer e atividades em meio à natureza.
A Serra da Mantiqueira, que se espalha pelos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, abriga diversas cidadezinhas charmosas ideais para um fim de semana a dois. O cenário dessa cadeia de montanhas, que tem quase 500 km, emoldura as janelas de muitas pousadas, tornando a viagem ainda mais que especial.
- Férias com crianças a 40 minutos de São Paulo
- Já ouviu falar de transplante de sobrancelha? Veja curiosidades sobre o procedimento
- Como reconhecer a deficiência de vitamina K e seus efeitos no corpo?
- Atletas de final de semana: 5 principais fatores que podem levar à artrose do joelho
A Catraca Livre fez uma seleção de sete destinos para curtir o friozinho na Serra da Mantiqueira. Confira abaixo:
São Bento do Sapucaí (SP)
Porta de entrada para a famosa Pedra do Baú – que, ao contrário do que muitos pensam, não pertence a Campos do Jordão –, São Bento do Sapucaí fica a 185 km da capital e possui paisagem rústica com ar bucólico, repleta de casinhas simples, ruas de terras e os encantos naturais da Serra da Mantiqueira.
São Bento do Sapucaí também oferece pousadas charmosas e confortáveis escondidas em meio à vegetação nativa. Os amantes de esportes radicais encontram opções para praticar rapel, escaladas, caminhadas, voo livre, entre outras atividades.
Para fotos incríveis da região, a dica é o Mirante Belvedere, no bairro Serrano. Dá para chegar lá de carro –alguns trechos da estrada não têm asfalto.
São Francisco Xavier (SP)
Ainda do lado paulista, o vilarejo de São Francisco Xavier é um dos destinos certo na Serra da Mantiqueira para curtir os dias frios e para quem busca fugir da muvuca de outros endereços da região.
São Xico, como é carinhosamente chamado o pacato distrito de São José dos Campos, pode ser uma alternativa para uma escapada de fim de semana, ainda mais na baixa temporada, quando tradicionalmente os preços estão mais em conta.
Outra vantagem desta época do ano é dá para se banhar em uma das cachoeiras da região (para os mais corajosos, é claro). A região é cercada pela bela paisagem da Serra da Mantiqueira, que é um convite para se desconectar e contemplar a natureza. Trilhas pontuadas por cachoeiras é o que não faltam.
São Francisco Xavier oferece uma boa oferta de hospedagens, desde pousadas exclusivas para casais como para quem viajem em família, como a pousada Vila Santa Bárbara.
Gonçalves (MG)
No lado mineiro da Serra da Mantiqueira, uma das opções de destino é a cidade de Gonçalves. Localizada em um vale, cercada por verde e montanhas, a cidade mineira é um cenário ideal para os casais que buscam uma viagem tranquila e romântica. No inverno, as temperaturas podem chegar a -7ºC.
Gonçalves faz parte do Circuito Serras Verde do Sul de Minas, ficando próximo a destinos como Campos do Jordão (SP) e Monte Verde, distrito de Camanducaia, e também do Circuito das Águas e das Malhas.
A cidade vem crescendo e se desenvolvendo no setor hoteleiro e gastronômico. Desde o ano de 2000 pode-se acompanhar um crescimento significativo, consolidando o município como referência entre os destinos turísticos da região.
A cidade também oferece uma excelente infraestrutura em pousadas, bares, restaurantes e receptivos turísticos.
Bueno Brandão (MG)
Também conhecida como Campo Místico, Bueno Brandão, na parte mineira da Serra da Mantiqueira, fica bem na divisa entres os Minas Gerais e São Paulo. Por ser próxima à capital paulista, cerca de 170 km, é destino ideal para um final de semana a dois.
No verão as temperaturas podem chegar a 30ºC durante o dia (com uma deliciosa esfriadinha a noite) e no inverno as temperaturas beiram 0ºC; ótimo para desfrutar uma lareira, degustando queijos e vinhos ou um delicioso quentão.
Com uma farta oferta de trilhas, mirantes, cachoeiras, Bueno Brandão destaca-se como destino ideal para busca maior contato com a natureza. As noites são um espetáculo à parte, já que a cidade tem uma das melhores localizações da América do Sul para observação das estrelas.
A gastronomia é outro destaque em Bueno Brandão. As opções vão desde a tradicional comida mineira preparada no fogão à lenha até sofisticadas massas artesanais, inspiradas no melhor da cozinha italiana. E há ainda os doces artesanais, queijos e cafés premiados, além da produção local de excelentes cachaças, vinhos e licores.
Passa Quatro (MG)
Outro destino mineiro para curtir o friozinho é a estância hidromineral de Passa Quatro, uma das cidades que compõe o Circuito Terras Altas da Mantiqueira.
Como uma típica cidade do interior de Minas Gerais, conta com uma população acolhedora e tem fácil acesso pela via Dutra, tanto para que est[a em São Paulo ou no Rio de Janeiro.
A água é um dos atrativos de Passa Quatro. Nas praças principais, é possível beber água mineral direto da fonte. A cidade oferece um rico e eclético conjunto arquitetônico de belos prédios preservados e reparados, assim como o calçamento das ruas de paralelepípedo com pedras bem cuidadas, além de belas igrejas.
O passeio de Maria Fumaça é atração imperdível em Passa Quatro. O Trem da Serra percorre um trecho de 10 km até chegar à estação de Coronel Fulgêncio, , que foi inaugurada por D. Pedro II.
Penedo (RJ)
Outro destino ideal para curtir o frio é o Penedo, distrito de Itatiaia, no sul do Rio de Janeiro, única colônia finlandesa do Brasil. O charmoso vilarejo é destino para ir o ano todo. No verão, é possível se banhar nas inúmeras cachoeiras de águas cristalinas, e geladas, da região. No inverno, o clima aconchegante dos bares, restaurantes e chocolatarias tão o tom da estação.
Agora não se espante se encontrar decoração natalina ou o papai Noel em algum canto, em especial no Shopping Pequena Finlândia. É que o bom velhinho tem uma vila inteira para chamar de sua em Penedo e que fica aberta o ano inteiro.
Penedo também é o ponto de partida para quem quer subir a Serra da Mantiqueira e passar o dia ou pernoitar em outros dois paraísos: Visconde de Mauá e Maringá, que pertence a Itatiaia e faz divisa com Bocaina de Minas (MG) –só atravessar uma pequena ponte a pé.
Visconde de Mauá (RJ)
O vilarejo de Visconde de Mauá, distrito de Resende (RJ), é outro refúgio da Serra da Mantiqueira que vale a pena incluir no roteiro. Divido em três vilas –Mauá, Maringá e Maromba–, é destino ideal para casais que curtem natureza e, ao mesmo tempo, um clima romântico.
Nesta época do ano, é impossível se banhar nas diversas cachoeiras e rios da região, as águas são naturalmente bem geladas. Mas é possivel contemplá-las, como do Escorrega, a Poção da Maromba, a Santa Clara e o Alcantilado.
Durante a noite, nada melhor do que curtir um delicioso fondue ou alguns dos principais pratos regionais, como a truta, nos inúmeros restaurantes de Maringá, o mais agitado. Também há bares variados.