Dia dos Pais: 5 roteiros de viagem para fazer com o seu
Tem opções baratinhas para pais de todos os tipos: o comilão, o praieiro, o urbano...
Cada pai tem seu jeito: uns são mais brincalhões, outros mais bravos, tem pai que é mãe, tem mãe que é pai. Seja como for, existe uma viagem ideal para cada tipo.
Para quem está pensando em dar um presente diferente de Dia dos Pais e fazer uma viagem com o velho, o buscador de voos Viajala.com.br separou uma lista de lugares bem descolados.
Pai aventureiro: Jalapão
A região do Jalapão, no Tocantins, é um conjunto de cinco áreas de conservação, incluindo um parque estadual. Ao todo, são 34 mil km² com cachoeiras cristalinas, piscinas naturais, chapadões e dunas alaranjadas de até 40 m de altura. Apesar da beleza exuberante, o local ainda não é muito visitado, principalmente porque é de difícil acesso.
- Top 5 destinos de praia baratos perfeitos para um verão com baixo orçamento
- 10 parques naturais para visitar no Brasil
- Tudo o que dá para fazer em 3 dias em São Miguel dos Milagres
- Costa das Baleias: 4 destinos para conhecer e se encantar
A forma mais fácil e rápida de começar a viagem é pela capital Palmas. A maioria das estradas não são asfaltadas e para passear por lá, o ideal é usar um carro 4×4. De lá, são cerca de 195 km de estradas asfaltadas levam até Ponte Alta do Tocantins, a principal porta de entrada para o Jalapão.
Existem duas estações climáticas no Jalapão: a seca e a chuvosa. O melhor período para visitar é na seca, que vai de maio a setembro e pega bem o Dia dos Pais!
Pai urbano: Curitiba
Apesar de ser apenas a oitava maior cidade do Brasil, Curitiba é sempre uma opção para quem adora um ambiente urbano. O município já ganhou várias vezes como a melhor qualidade de vida do país e é referência em transporte público e privado. Dá para conhecer os principais pontos turísticos da cidade usando uma linha de ônibus especial, que circula a cada meia hora e percorre aproximadamente 45 km em parques, museus, monumentos e outros pontos de interesse. O bilhete custa R$ 50.
O Viajala lembra que essa opção agrada também aos pais que amam natureza: além de ser cheia de parques e verde, Curitiba é o ponto de partida para o belo passeio de trem até Morretes, cidade histórica, cortando a Mata Atlântica.
Pai praieiro: Itacaré
Localizada na Costa do Cacau, sul da Bahia, Itacaré é por belos cenários. A praia do Pontal, uma das mais famosas, é acessível apenas por barco e é onde estão melhores ondas. Outras opções são as praias urbanas com estruturas de barracas, lojas e restaurantes.
A região é principal produtora de cacau no Brasil. Por lá, a pedida é experimentar seus derivados, como o doce, caipirinhas e sucos, que em nada lembram o gosto do chocolate.
O aeroporto mais perto de Itacaré fica em Ilhéus, a 70 km, e recebe voos saindo de São Paulo, Campinas, Belo Horizonte e Salvador. O clima em Itacaré é tropical e as temperaturas variam entre 25 e 30 graus. Faz sol o ano todo, mas entre maio e agosto as chuvas são um pouco mais frequentes.
Pai futeboleiro: Rio de Janeiro
O Rio de Janeiro tem muitos atrativos: praia, floresta, bons restaurantes… Mas, para quem é fã de futebol, o que importa mesmo é o Maracanã. O estádio foi o cenário de importantes fatos do futebol mundial, como o milésimo gol do Rei Pelé, em 1969, além de ter recebido duas Copas do Mundo e Olimpíadas.
O tour pelo estádio é uma das atrações mais procuradas pelos turistas que passam pelo Rio. O passeio, que dura em média 40 minutos, possibilita que o visitante conheça os bastidores do Maracanã: vestiários, decorados com camisas de clubes que disputam o Campeonato Brasileiro da Série A, sala de aquecimento dos jogadores e de coletiva de imprensa, e a beira do gramado, quando os participantes podem inclusive sentar em um dos bancos de reservas.
Entre os objetos expostos estão uma camisa 7 do Brasil usada por Mané Garrincha na Copa de 62; a bola e rede do jogo do milésimo gol do Pelé; e peças cedidas pelo maior artilheiro da história do Maracanã, Zico. Os passeios ocorrem todos os dias entre 8h30 e 16h30 e os ingressos custam R$ 60.
Pai comilão: Tiradentes
Quem já foi a Minas Gerais ou mesmo a um restaurante típico sabe que, quando se fala de comida, os mineiros não brincam em serviço. Talvez a cidade que leva esse costume mais a sério seja Tiradentes. O município com população de pouco mais de 83 mil habitantes tem um festival dedicado à boa mesa. O Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes, que já está na sua 25ª edição, reúne grandes chefs mineiros e é o maior festival de comida brasileira.
O festival este ano ocorre entre 19 a 28 de agosto –porém, quem procura comida boa vai encontrar opções em Tiradentes durante todo o ano, já que o que não faltam na cidade são bons restaurantes.
Tiradentes fica a 191 km de Belo Horizonte, então, muita gente chega pela capital mineira e aluga um carro ou pega um ônibus até São João Del Rei, que fica a cerca de 20 km da cidadezinha.