Elevadores e funiculares são meios de transporte em Valparaíso

Um dos mais famosos é o Funicular Conception que sobe 68 metros em um ângulo de 45º e remonta a 1883

Conteúdo por Pra Onde vai Agora?
29/07/2018 17:07 / Atualizado em 10/03/2019 18:25

Valparaíso é uma cidade formada por morros –totalizando um número de 42 colinas (entretanto alguns habitantes insistam que são 45) e isso significa que é preciso um tênis bem confortável para explorá-la.

No entanto, para facilitar a locomoção, a cidade possui uma série de elevadores ou funiculares. Entre 1883 e 1916, cerca de 30 funiculares foram construídos para conectar os negócios da Cidade Baixa com os bairros residenciais nas colinas acima. Muitos deles ainda sobrevivem e estão oficialmente listados como Monumentos Históricos Nacionais, embora nem todos estejam atualmente em serviço.

Entre 1883 e 1916, cerca de 30 funiculares foram construídos para conectar os negócios da Cidade Baixa com os bairros residenciais nas colinas acima
Entre 1883 e 1916, cerca de 30 funiculares foram construídos para conectar os negócios da Cidade Baixa com os bairros residenciais nas colinas acima

Um dos mais famosos é o Funicular Conception que sobe 68 metros em um ângulo de 45º e remonta a 1883! É o mais antigo da cidade e foi construído para ligar a cidade baixa com as comunidades britânicas e alemãs que viviam no Cerro Concepción (Colina da Conceição).

Já o funicular Artillería é um dos mais fotografados da cidade. Foi construído em 1914 para ligar a Cidade Baixa com o antigo Colégio Naval (agora Museu Naval e Marítimo) no Cerro Artillería. Hoje suas gôndolas continuam a transportar mais de 30 passageiros de cada vez ao topo da Artilharia, de onde são recompensados ​​com vistas fantásticas da cidade e da baía.

Outro funicular que vale a pena conhecer é o Reina Victoria, que oferece a icônica paisagem cartão-postal do alto de Valparaíso.

A jornalista Tuka Pereira, do blog Pra Onde Vai Agora, viajou ao Chile a convite do Serviço Nacional de Turismo do Chile.