CORONAVÍRUS
Tudo o que você precisa saberÚltimas notícias e tudo que você precisa saber

Entenda como funciona a cidadania italiana por descendência

Brasileiro com dupla nacionalidade italiana tem direito a residir, estudar ou trabalhar em todos os países da União Europeia,

Por: Redação

O Brasil tem 30 milhões de descendentes italianos. A maioria vive no Sul e Sudeste. O alto número faz com que o país tenha uma grande quantidade de emissão de permissões para a cidadania italiana todos os anos.

Segundo a embaixada italiana no Brasil, cerca de 265 mil pessoas solicitaram o reconhecimento da dupla cidadania em 2018;

Crédito: Cristianl/oStockRafael Gianesini, da Cidadania4u, compartilha dicas para tirar cidadania italiana por descendência

Mas mesmo assim esse é um assunto que causa muitas dúvidas na cabeça daqueles que procuram os consulados e embaixadas brasileiras: Será que eu tenho direito? Eu sou descendente pela parte do meu bisavô, será que, mesmo assim, ainda sou elegível para o para ter o passaporte vermelho?

Em primeiro lugar, é preciso entender que se você tem descendência italiana, então você não precisa pedir ou mesmo reconhecer a cidadania e, portanto, já é considerado italiano desde o dia em que nasceu por um princípio que chamamos de “Jus Sanguinis”, ou “Direito de Sangue”.

BRASILEIROS PODEM ENTRAR EM MAIS DE 150 PAÍSES SEM VISTO; CONFIRA

O que é necessário, então, é que essa nacionalidade seja reconhecida por parte do governo da Itália por meio de um processo de reconhecimento.

Mas mesmo assim muitas outras dúvidas podem surgir no processo. O Rafael Gianesin, um dos fundadores da Cidadania4 –empresa especializada em cidadania italiana—enumera abaixo alguns pontos importantes para quem deseja iniciar o processo de reconhecimento da dupla cidadania.

Entenda a sua árvore genealógica

O primeiro passo é entender a sua árvore genealógica, e ter em mente quem é o italiano mais próximo, qual é o seu grau de parentesco com ele e em qual a cidade essa pessoa foi registrada. Dessa forma, você conseguirá buscar toda a documentação necessária, caso você não a tenha.

Crédito: Marcociannarel/iStockBrasileiro com dupla nacionalidade italiana tem direito a residir, estudar ou trabalhar em todos os países da União Europeia,

Tenha todos os documentos transcritos e atualizados

O segundo passo é reunir toda a documentação familiar. Nesse caso, é preciso que o cidadão brasileiro solicite a transcrição e/ou o registro de documentos da sua linha genealógica como certidões de nascimento, casamento e óbito desde o antepassado nascido na Itália até o requerente. É preciso ficar atento a alguns pontos importantes, como se há a naturalização de algum dos membros da família ou mesmo algum tipo de mudança ou erro no sobrenome ou outros dados dos antepassados.

Realizar o processo pelo Brasil ou na Itália?

Essa é uma grande dúvida da maioria dos descendentes “Jus Sanguinis”! Sim, os processos podem ser solicitados das duas formas. Em geral, as pessoas procuram realizá-lo na Itália porque as filas nos consulados brasileiros podem chegar aos 10 anos. Entendemos, porém, que esse não é o melhor caminho. Isso porque trâmites realizados por lá são mais suscetíveis a golpes e mais passíveis de erros.

Uma boa opção e o mais recomendado é solicitar a nacionalidade pela via judicial, com um processo chamado de Contra Fila, que promove o reconhecimento da cidadania italiana em cerca de dois anos.

Procure ajuda qualificada

A transcrição e procura dos documentos nem sempre é fácil e, por isso, é importante procurar ajuda de um profissional que possa te orientar da melhor forma, evitando erros, golpes e fraudes! Busque sempre por empresas transparentes e organizadas!

1
Coronavírus: dicas valiosas para você que tem viagens marcadas no meio da pandemia
Fronteiras fechadas, vôos suspensos e reservas canceladas. Se você tinha viagem marcada e precisou mudar os planos por causa do …
2
03:32
Viva Chile: um passeio pela beleza da Cordilheira dos Andes
Está com viagem marcada para Santiago e ainda não faz ideia do que fazer na capital chilena? Então, antes de …
3
05:22
Conheça os brinquedos mais radicais dos parques de Orlando
A Catraca Livre foi para a Flórida, nos Estados Unidos, conhecer os parques mais divertidos da região a convite do …
4
03:24
Vovó deixa presídio e ensina como viajar pelo mundo
"As Melhores Surpresas do Mundo" é  o programa que discute as coisas mais inovadoras e surpreendentes que o mundo oferece.--------------------------------------------------------DIREÇÃO: …
5
02:25
9 lugares incríveis para visitar de graça em Belo Horizonte
O Circuito Liberdade é um grande complexo cultural localizado em Belo Horizonte. Prédios públicos ganharam novos usos para hospedar arte …
6
01:49
9 lugares com uma vista incrível no Rio de Janeiro para você fotografar
Conheça 9 lugares incríveis e de graça para você curtir as paisagens do Rio de Janeiro e ainda tirar fotos …
7
01:31
O que fazer em caso de bagagem extraviada pela companhia aérea?
Um dos maiores medos de que vai pegar o avião é perder a bagagem. Saiba como proceder em uma situação …
8
01:17
Sky Costanera, o maior observatório da América Latina
O Sky Costanera é considerado o maior observatório da América Latina e fica em Santiago, no Chile. Nele é possível …