Escolha viajar de carro pelos motivos certos; confira dicas

Nem sempre escolher viajar de carro é por conta do percurso, o que pode ser um erro. Afinal, se o tipo de itinerário inclui estradas bonitas, com lugares que valem a pena parar para conhecer e você pode viajar com calma, sem tempo cronometrado, então o carro é o meio de transporte mais indicado.

Confira abaixo uma lista de motivos que fazem com que as pessoas escolham viajar de carro, mas nem sempre deveriam.

Escolha viajar de carro pelos motivos certos; confira dicas
Créditos: Pixabay"
Escolha viajar de carro pelos motivos certos; confira dicas

Quando viajar de carro é a melhor escolha?

Optar por ir de carro próprio, ou alugado, para o destino escolhido, nem sempre é a melhor escolha. Embora se tenha mais autonomia, o veículo pode apresentar alguns problemas durante a viagem.

Abaixo, selecionamos algumas situações em que viajar de carro vai ser a sua melhor escolha ou não.

Alugar carro sai mais barato

Nem sempre. Afinal, se você considerar o custo da locação, com combustível, estacionamentos, pedágios e, inclusive, multas, o valor total acaba saindo mais caro do que de uma passagem aérea, por exemplo.

Além disso, nem sempre a locadora oferece um contrato com seguradoras de veículos que atendam às suas necessidades. Assim, será preciso incluir coberturas à parte, como para sinistro de terceiro em carro alugado, o que acaba gerando mais custos. Vale a pena comparar todos os gastos.

Deixa o transporte de bagagens mais cômodo

Se você pretende viajar de carro para que o veículo comporte bem as suas bagagens, tente deixar a sua viagem mais leve. Ou seja, leve apenas o necessário e não faça do veículo o seu meio de transporte. Afinal, conforme o seu itinerário, o carro pode se tornar um verdadeiro incômodo.

Facilita a viagem com crianças

Em partes, especialmente se a sua viagem for, ou incluir, cidades grandes, com trânsito intenso. Se a distância entre o hotel e os atrativos forem grandes, essa não será uma escolha acertada, já que se corre o risco de congestionamento. Conforme o destino visitado, nacional ou internacional, você pode optar por trens e metrôs.

Além disso, dirigir em cidade grande pode tornar o seu dia estressante, ainda mais se você não conhece bem o lugar. Sem contar que procurar vaga para estacionar pode resultar em dor de cabeça. Para estes últimos casos, optar por um táxi, Uber, bonde, ônibus ou metrô, pode ser uma escolha mais acertada.

Permite paradas estratégicas

Dependendo do trajeto entre a sua cidade e o destino escolhido, é possível curtir diferentes lugares no caminho.

Viagens de carro que são feitas com calma, ou seja, com tempo, permitem fazer atividades pelo caminho. Mas, tenha em mente que essas paradas podem levar mais tempo do que o programado. Além disso, pode deixar o motorista cansado. Portanto, lembre-se de sair com calma para fazer as paradas e reservar hospedagens para descansar antes de voltar para a estrada.

Você tem seu ritmo e faz seu horário

É possível deixar os passeios mais personalizados, desde que você faça um bom planejamento de viagem. Ou seja, incluir cachoeiras, parques, monumentos, praias diversas, montanhas, entre outros. E se for visitar as cidades vizinhas, considere fazer paradas noturnas para descansar.

Maior conexão com quem viaja junto

Viajar de carro, com a família ou amigos, permite aumentar a conexão entre os companheiros de viagem. Afinal, o tempo juntos é maior, o que dá a chance de brincadeiras, cantar músicas, dar muitas risadas, entre outros.

Levar o pet

Em outros tipos de transportes, como no avião, é possível levar o pet junto, mas no carro, ele fica mais próximo a você. Aproveite o momento!

Então, você viu que nem sempre viajar de carro é a melhor escolha, mas existem os motivos certos para optar pelo veículo de quatro rodas. Ao considerar o tipo de transporte para sua viagem, saiba que o importante é se permitir colecionar boas memórias das férias.

Em parceria com eurodemand