Esta cidadezinha simpática no interior de SP lidera ranking das cidades mais seguras do Brasil
Levantamento do Connected Smart Cities avalia 656 municípios e destaca cinco cidades paulistas entre as 15 primeiras colocadas
O Connected Smart Cities divulgou o mais recente ranking de segurança urbana, avaliando 656 municípios em todo o país. O levantamento considera indicadores como número de homicídios, mortes no trânsito, despesas com segurança, monitoramento de áreas de risco, proporção de policiais por habitantes e existência de centros de controle de operações.
O resultado mostra que São Paulo concentra um terço das 15 cidades mais seguras, com destaque para Santana de Parnaíba (SP), que conquistou o primeiro lugar nacional.
Confira o ranking de segurança urbana:
1º – Santana de Parnaíba (SP)
2º – Ipojuca (PE)
3º – Florianópolis (SC)
4º – Mariana (MG)
5º – São Paulo (SP)
6º – São Caetano do Sul (SP)
7º – Campo Grande (MS)
8º – Curitiba (PR)
9º – Porto Alegre (RS)
10º – Artur Nogueira (SP)
11º – Corumbá (MS)
12º – Guarujá (SP)
13º – Parauapebas (PA)
14º – Balneário Camboriú (SC)
15º – Brasília (DF)
Santana de Parnaíba: tradição histórica e segurança
Localizada a apenas 43 km da capital paulista, Santana de Parnaíba é hoje referência nacional em segurança pública. O município histórico, fundado em 1580 às margens do rio Tietê, conta com cerca de 154 mil habitantes e preserva o charme colonial em seu centro histórico.

Entre os atrativos, destaca-se o maior conjunto arquitetônico de casas em taipa de pilão do estado de São Paulo, a Igreja Matriz de Santa Ana e o Museu Anhanguera, instalado em um casarão do século XVII, único exemplar urbano de casa bandeirista ainda existente.
Cidades paulistas em destaque
Além de Santana de Parnaíba, outras quatro cidades do estado figuram no top 15 do ranking: São Paulo (5º), São Caetano do Sul (6º), Artur Nogueira (10º) e Guarujá (12º). A presença significativa de municípios paulistas evidencia os investimentos em monitoramento, policiamento e políticas de prevenção.