CORONAVÍRUS
Tudo o que você precisa saberÚltimas notícias e tudo que você precisa saber

Santana de Parnaíba, um pouco de história pertinho de SP

Ótimo passeio de domingo, Santana de Parnaíba tem casario preservado, comidinhas, música e arte.

Por: LiviajanteOficial

Ótimo passeio de domingo, Santana de Parnaíba tem casario preservado, comidinhas, música e arte.

Fundada em 1580 às margens do Rio Tietê, serviu de ponto de referência para expedições bandeirantes. Dos tempos de Anhanguera, mantém a sua provável residência no Centro Histórico. Lá também há 209 edificações dos séculos 17 a 19.

Localizada a 40 quilômetros do centro de São Paulo, a cidade foi, nos séculos 16, 17 e 18, quando ainda era vila, ponto de partida dos sertanistas que se dirigiam ao interior do Brasil em busca de riquezas e escravos. O maior conjunto arquitetônico em taipa do estado fica em Santana de Parnaíba.

À beira do Tietê, Santana de Parnaíba foi mais uma cidade que surgiu no caminho dos indômitos bandeirantes paulistas, que subiam o rio em busca de índios e dos confins do Brasil em formação. O primeiro registro da cidade é de 1561, apenas 61 anos após o Descobrimento, quando o então governador-geral do Brasil, Mem de Sá, se instalou por ali.

Hoje a gente ainda sente o clima colonial exatamente em seu pequeno  Centro Histórico , que conserva 209 edificações dos séculos 17, 18 e 19 tombadas pelo Patrimônio Histórico estadual –um dos motivos que geraram o apelido de “Ouro Preto paulista”. a maioria delas agora abriga pousadinhas, órgãos municipais e comerciais.

Placa antiga no centro da cidade[/img]

Igreja Matriz

Santana de Parnaíba: a Igreja Matriz de Sant’Ana, erguida em 1580 em estilo eclético, recebe público eclético.

Construções coloniais

Santana de Parnaíba: o casario colonial nos transporta ao passado

Padaria mais antiga da cidade

Padaria e Confeitaria Aurora é uma empresa privada que atua na área de produtos alimentícios diversos, fundada em 1977.

Curiosidades

Também faz questão de não mudar a tradição dos eventos religiosos e os grupos de seresteiros. Um sábado por mês, eles tocam próximos da Igreja da Matriz à noite.

A religiosidade também é referência em Santana de Parnaíba. Na Semana Santa, a encenação ao ar livre da Paixão de Cristo atrai uma multidão. O espetáculo é feito por atores anônimos representando os personagens principais e a população faz a figuração. Já a procissão de Corpus Christi é considerada o evento mais bonito da cidade. Para receber os fiéis, as ruas do centro são forradas com flores e serragem pelos moradores. O resultado é um multicolorido tapete de dois quilômetros de extensão.

Compartilhe:

Por: LiviajanteOficial

Blog de viagem, dicas, positividade, histórias e muito mais. Por duas melhores amigas. Partiu para: viagens, lugares, conhecer pessoas, vivenciar experiências, positividade...

Termos da rede:

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário LiviajanteOficial da Rede Catraca.

O Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

1
07:11
5 filmes gratuitos para expandir a consciência
Hoje iremos indicar filmes que vão te ajudar a expandir a consciência, ou seja, vão ampliar suas percepções sobre si …
2
14:48
Os principais momentos do debate sobre ‘violência obstétrica’
O Ministério da Saúde aboliu o uso do termo “violência obstétrica” alegando que tal afirmação é inadequada por que “tanto …
3
04:36
Vamos falar sobre Educação sexual?
É importante falar sobre métodos de prevenção antes de iniciar a vida sexual?A Dra. Marianne Pinotti, ginecologista e obstetra, fala …
4
03:14
Datafolha: brasileiros não lembram de medidas positivas de Bolsonaro
Um levantamento realizado pelo Datafolha e divulgado pela Folha de S. Paulo mostra que 4 em cada 10 brasileiros não …
5
06:11
As melhores dicas sobre corrimento feminino
Quais os sintomas da Candidíase? Como tratar e saber diferenciar de outros tipos de corrimentos?A Dra. Marianne Pinotti, ginecologista e …
6
01:38
A importância da vacina do HPV
Por que tomar a vacina contra o HPV é tão importante?O Dr. Gonzalo Vecina, médico e fundador da ANVISA, fala …