Evite multa de trânsito quando estiver com o pet na viagem
Há três regras a serem seguidas com o animal no carro, de acordo com o Guia de Viagem Pet Friendly
Não basta colocar o animal no carro e partir. É preciso saber como levar o pet com segurança, a fim de preservar a vida do animal e evitar multas.
Além dos cuidados essenciais com saúde, o recém-lançado Guia de Viagem Pet Friendly detalha as leis na estrada para o transporte do animal.
Como explica o guia, não é permitido transportar animais com a cabeça para fora do veículo, a famosa ‘fuça ao vento’.
- Tudo o que dá para fazer em 3 dias em São Miguel dos Milagres
- O que há no Egito além das pirâmides? 5 curiosidades que vão te surpreender
- As informações necessárias para organizar uma viagem para o Jalapão
- 5 bate-voltas para aproveitar o fim de semana com os filhos
Além de perigoso para a saúde do animal, trata-se de uma infração grave, que rende multa e 5 pontos na carteira do motorista. O artigo 235 do Código de Trânsito Brasileiro proíbe qualquer transporte de animais do lado de fora do carro, como na parte traseira aberta.
Outras duas regras essenciais, previstas como infração de lei de trânsito, proíbem levar o animal solto no carro (art. 169) e também de transportar o pet no colo do motorista (art 252 do Código de Trânsito Brasileiro).
Não é só a questão da multa, mas de viajar com segurança com a família toda. Em um acidente, mesmo que leve, um animal solto no carro pode morrer ao ser lançado do banco ou colo.
Guia de Viagem Pet Friendly tem mais de 100 páginas em 12 capítulos práticos. Está disponível nas bios do @ladobviagem, sobre viagens pet friendly, e @patasaoalto., que fala de proteção animal. Siga os Instagrans.
Quem adquire o guia também ajuda animais abandonados. Parte da renda arrecadada na venda será destinada a animais que precisam, por meio de protetores e ONGs.
A ação faz parte do projeto Patas ao Alto , canal de proteção animal que existe há 15 anos. Os casos ajudados serão divulgados mensalmente no canal.