Expresso Turístico ganha novo vagão e sistema de venda de ingressos
Os roteiros para Paranapiacaba, Jundiaí e Mogi das Cruzes voltaram a ser realizadas pela CPTM
Para quem gosta de história e é fã de andar de trem, o Expresso Turístico é um prato cheio. Após dois anos de paralisação por conta da covid-19, o passeio realizado pela CPTM está de volta com diversas novidades.
O roteiro para a vila histórica de Paranapiacaba, no alto da Serra do Mar, passa a contar agora com mais um vagão que foi tolamente revitalizado.
Até dezembro, o Expresso Turístico da CPTM vai ganhar mais um carro revitalizado, segundo Luiz Otávio Libério, chefe de novos negócios da companhia.
“É interessante ver os amantes de trem ter esse carro que estava largado, ter ele de volta a um serviço turístico. E nós queremos criar essa relevância no turismo nacional, tendo em vista o serviço já existente. Então vamos agregar mais e mais para poder contribuir com isso” disse.
Outra novidade é a forma de vendas dos bilhetes, que passou a ser totalmente online. Desde o começo do mês de novembro, os tíquetes podem ser comprados pela plataforma Sympla.
“Antigamente para as pessoas adquirirem suas passagens, tinham que ir até o guichê da Estação Luz, o que dificultava na logística para alguns. Com esta modernização na compra dos ingressos, os turistas conseguirão reservar seus tickets com antecedência e assim programarem melhor sua viagem”, ressaltou.
No retorno do Expresso Turístico, a CPTM também mostrou uma nova opção no passeio, o vagão Litorina. A composição possui um design mais moderno, capacidade para 44 passageiros, ar-condicionado e uma área exclusiva para reuniões. O espaço é denominado como a “Classe Luxo” da linha. Além disso, o carro também tem a possibilidade de prestar um serviço de bordo, já que dispõe de uma pequena cozinha nos fundos.
Os passeios do Expresso Turístico da CPTM acontecem desde 2009. O embarque é feito na Estação Luz, na região central de São Paulo. São oferecidos três roteiros: Jundiaí, Paranapiacaba e Mogi das Cruzes. Durante a viagem, o turista aprecia a paisagem e conhece um pouco da história.
Atualmente, o embarque é realizado às 8h30 da plataforma 4 da Estação Luz e o retorno acontece às 16h30. No total, são 174 poltronas, além de espaço reservado para cadeira de rodas (com cinto de segurança e ancoragem da cadeira).