Festa das Cerejeiras vai colorir a cidade de São Paulo
Admire a beleza das flores, saboreie a culinária e mergulhe na cultura nipônica
O Parque do Carmo, localizado no bairro de Itaquera, em São Paulo, se encontra mais belo do que nunca com a chegada da época das flores rosas. A Festa das Cerejeiras, um evento tradicionalmente organizado pela comunidade japonesa na região leste da cidade, começa nesta segunda sexta-feira do mês de agosto 2023.
Este ano, os admiradores dessas lindas flores terão duas semanas para apreciar sua beleza, já que a festa se estenderá pelos dias 5 e 6, 11, 12 e 13 de agosto. A diversidade cultural está garantida na programação do evento, com apresentações de dança, música, artes marciais e das batidas dos tradicionais tambores japoneses, os Taikos
A culinária japonesa na Festa das Cerejeiras do Parque do Carmo
Além das atrações culturais, a gastronomia japonesa também terá seu lugar de destaque na festa das cerejeiras. Os visitantes poderão saborear pratos típicos, como udon, yakisoba, sushi e gyoza, em uma espaçosa praça de alimentação.
- São Roque (SP) tem tour enogastronômico e passeios históricos
- Pokémon será o tema do Natal no Shopping Cidade São Paulo
- 3 cidades no Chile que merecem sua visita além de Santiago
- O amor está no ar! 5 cidades românticas e baratas perto de São Paulo
Por que as cerejeiras são tão especiais?
Mas o que realmente prende a atenção dos visitantes é a principal atração do evento: o deslumbrante Bosque das Cerejeiras. As Sakuras, como são conhecidas em japonês, são flores que simbolizam o Japão e se tornaram a marca dos descendentes da comunidade nipônica em São Paulo.
O que mais a Festa das Cerejeiras oferece?
Além de admirar as flores, os visitantes poderão participar do Hanami, um ato tradicional que envolve a contemplação das cerejeiras por longos períodos. Quem estiver pelo Parque do Carmo, também poderá conferir o planetário nas tardes de sábado e domingo, quando ocorrerão sessões que contam lendas da cultura japonesa relacionadas às estrelas.
Para completar a experiência multicultural, duas exposições estarão disponíveis ao público e, paralelamente, ocorrerá o 3º Festival das Estrelas. Neste último, os visitantes terão a oportunidade de escrever pedidos em tiras de papéis consideradas sagradas chamadas Tanzakus. Essas serão queimadas em uma cerimônia de encerramento, como é de praxe na tradição japonesa.
Com a intenção de facilitar o acesso de todos à festa, a SPTrans criará uma linha especial de ônibus, a 4050/10 Metrô Itaquera – Pq. do Carmo, que funcionará no período das 8h às 18h15 durante os dias do evento.