Brasil ganha mais um parque nacional; saiba onde fica

Parque Nacional da Serra do Teixeira é o primeiro da Paraíba e busca preservar a caatinga

O Brasil ganhou oficialmente mais um parque nacional, chegando ao total de 75. Com uma área aproximada de 61.095 hectares de caatinga, o Parque Nacional da Serra do Teixeira é o primeiro da Paraíba.

O parque abrange 12 municípios: Água Branca, Cacimba de Areia, Catingueira, Imaculada, Juru, Mãe D’água, Maturéia, Olho D’Água, Santa Teresinha, Santana dos Garrotes, São José do Bonfim e Teixeira.

Vista do Parque Nacional da Serra do Teixeira, na Paraíba
Créditos: Rodrigo Staley/Wikipedia
Vista do Parque Nacional da Serra do Teixeira, na Paraíba

A iniciativa tem o objetivo de proteger a fauna e a flora do bioma e promover o turismo ecológico, além de atividades de recreação, em contato com a natureza.

Dentre as atrações naturais do lugar está o Pico do Jabre, no município de Matureia, a 325 km de João Pessoa.

O local, a 1.208 metros de altitude, é ponto mais alto do estado e oferece uma visão panorâmica de 130 km dos estados do Rio Grande do Norte e Pernambuco.

Parque Nacional da Serra do Teixeira tem uma área aproximada de 61.095 hectares de caatinga
Créditos: Divulgação/Fundaj
Parque Nacional da Serra do Teixeira tem uma área aproximada de 61.095 hectares de caatinga

Muitos aventureiros visitam o lugar, em busca da vista privilegiada e de um belo pôr do sol.

O Parque Nacional da Serra do Teixeira foi criado por meio de um decreto presidencial assinado no último dia 6 de junho.

A medida também autoriza a mineração nas áreas descritas como zona de amortecimento, que circundam a área de preservação, mas segundo o ICMBio tal área ainda não foi delimitada.

“É importante destacar que esse é o primeiro Parque Nacional da Paraíba, em uma área com várias espécies ameaçadas e com um enorme potencial turístico, com campos rupestres, cachoeiras”, disse Bernardo Brito, diretor substituto de Manejo e Criação de Unidades de Conservação do ICMBio.

Parques nacionais brasileiros

O Brasil tem atualmente 74 parques nacionais administrados pelo ICMBio. Juntos, eles somam cerca de 26 milhões de hectares em áreas de preservação. Algumas com a concessão para turismo e atividades recreativas à iniciativa privada.

O Parque Nacional de Itatiaia, no sul do Rio de Janeiro, foi a primeira unidade de conservação criada no Brasil, em 1937. É localizado no maciço de Itatiaia, na Serra da Mantiqueira e faz jus ao nome, que em tupi significa: penhasco cheio de pontas, ou pedra pontuda.

O parque abriga alguns dos picos mais altos do Brasil, com cerca de 2.800 m de altitude, a famosa cachoeira Véu de Noiva e trilhas com rica vegetação natural.