5 glampings para vivenciar uma experiência única no Brasil
Engana-se quem pensa que dormir numa barraca é sinônimo de perrengue. É possível 'acampar' com glamour
Para alguns viajantes, a palavra acampar causa arrepios e nem faz parte da lista de experiências. No entanto, engana-se quem pensa que dormir numa barraca é sinônimo de perrengue de abrir mão do conforto para desconectar por alguns dias.
Acampar com glamour? Sim! Essa é combinação que tem ganhado o coração de viajantes é conhecida como Glamping, combinação das palavras glamour + camping, em inglês.
O conceito surgiu na África em meio aos safáris e foi adaptado e personalizado para os Estados Unidos e Europa, tornando-se popular em várias partes do mundo, inclusive no Brasil.
- 3 lugares para viajar sozinha no Brasil que você ainda não pensou
- Viagens baratas para casais: 5 destinos incríveis no sudeste
- 10 parques naturais para visitar no Brasil
- 5 dicas para começar a planejar sua viagem, segundo especialista
Esse meio de hospedagem é ideal para quem procura uma experiência de imersão com a natureza integrada a lugares mais rústicos e naturais, sem abrir mão, é claro, do conforto e da sofisticação.
Os acampamentos glamurosos podem ter várias categorias: dos mais “rústicos”, oferecendo apenas o conforto de uma boa cama e um banho quente, até aqueles que proporcionam uma experiência de luxo completa, com decoração especial, gastronomia local, e serviços diferenciados (como spa e passeios personalizados.
Em alguns glampings, é possível encontrar também cama do estilo king size com lençóis requintados, máquinas de chá/café e segurança privativa.
Confira abaixo algumas opções de glampings no Brasil
Glamping no Jalapão (TO)
Com conforto e segurança, os acampamentos no Jalapão (TO) trazem hospedagem ao estilo safari africano com camas confortáveis, banheiro em cada tenda, salas de banho com água aquecida, e refeições inclusas, como café da manhã, almoço, jantar e lanches durante a visitação. Uma das opções é o Korubo Safari Camp.
O passeio proporciona aos turistas conhecer os atrativos naturais famosos, como os fervedouros, a cachoeira da Formiga entre dunas, rios de águas cristalinas e chapadões. Também é possível ter contato com a cultura local e ver, de pertinho, artesanato e espetáculos, tudo isso em meio a um céu brilhante de estrelas.
Os passeios podem ser realizados em veículos 4×4, assim como no safari africano e são cercados de praias e florestas do Rio Novo, intensificando o contato com a natureza e proporcionando a visão de lugares belíssimos. Os carros são próprios para a estrada na região e a viagem neles faz com que o visitante respire ar puro.
Cambará do Sul (RS)
No Parador Casa da Montanha, você tem uma experiência imersa em uma fazenda na serra gaúcha, próximo aos maiores cânions do Brasil. A hospedagem é feita em charmosos casulos de madeira, com vista para os Campos de Cima da Serra.
As “barracas” são de luxo com um deck privativo, hidromassagem e paisagem privilegiada. Também é possível optar pela acomodação em cabanas rústicas com deck de madeira, lareira e hidromassagem.
Em Cambará do Sul, também é possível realizar passeios de balão que contemplam 50 minutos de vista da Terra dos Cânions.
No sul da Bahia
A deslumbrante Península de Maraú, na Costa do Dendê, o viajante desfruta de um cenário natural e rústico, porém, confortável e tranquilo à beira-mar. O Dê Algodões #1 – Glamping & Café está localizado a apenas 50 metros da praia de Algodões, umas das mais lindas do estado, fazendo com que a imersão na natureza seja ainda mais marcante.
O glamping dispõe de restaurante, serviço de quarto, bar, jardim, parquinho infantil e terraço. O wi-fi e o estacionamento privativo estão disponíveis gratuitamente no camping de luxo.
Glamping no cerrado
No coração do Brasil, mais especificamente em Pirenópolis (GO), é possível encontrar um glamping com design “diferentão” –o Shambala Piri–, contando com um domo (uma espécie de cúpula) transparente que proporciona uma linda vista para o pôr do sol enquanto o viajante aprecia a maciez da cama, deitado nela.
Achou pouco? O lugar ainda tem jacuzzi romântica na varanda e um ambiente cercado pelo cerrado. A “barraca” no estilo domo geodésico é a primeira do tipo na região e acomoda duas pessoas.
Glamping na serra
Perfeito para algumas noites de descanso, também em formato de domo e todo construído em madeira, o Domo Geodésico permite uma vista incrível das montanhas da Serra da Mantiqueira, no distrito de Monteiro Lobato, com toda a simplicidade da roça, sem deixar de lado o glamour.
Já o viajante que escolher o destino Serra da Canastra, em Minas Gerais, vai encontrar um glamping que também traz o luxo da hospedagem embaixo de um domo, mas com um preço ainda mais acessível.
O Domo Embaúba fica em Delfinópolis, e oferece conforto e permite uma imersão completa na cultura e relaxamento em meio a natureza local.
Para não cair em roubada, consulte se os prestadores de serviços turísticos cadastrados no Cadastur –cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor turístico.