Nova Zelândia tem maior nº de cervejarias per capita do mundo

São mais de 218 cervejarias e 250 tipos de cervejas artesanais

22/04/2019 12:00 / Atualizado em 05/05/2020 12:27

A Nova Zelândia tem um total de 218 cervejarias, número que coloca o país como o destino com a maior quantidade de cervejarias per capita do mundo (4,56), superando até mesmo o Reino Unido (3,04), Austrália (2,10) e Estados Unidos (1,96).

Hoje o país produz mais de 250 tipos de cervejas –muitas ganharam prêmios internacionais, algumas produzidas por métodos tradicionais, outras incluindo métodos tecnológicos e uma abordagem orgânica e sustentável.

São mais de 218 cervejarias e 250 tipos de cervejas artesanais
São mais de 218 cervejarias e 250 tipos de cervejas artesanais - Divulgação

A cidade de Nelson, na ilha sul, é um dos principais polos produtores do país. Esse é o único lugar na Nova Zelândia onde o lúpulo é cultivado comercialmente, e que se transformou no centro da produção artesanal com 10 cervejarias e 13 marcas de cervejas artesanais.

Os visitantes da Nova Zelândia apaixonados por cerveja encontrarão inúmeras oportunidades de experimentar e aprender sobre as versões produzidas em cervejarias do norte ao sul do país, tais como:

McCashin’s Brewery (Nelson Tasman)

Cervejaria oferece passeios diários e degustações gratuitas
Cervejaria oferece passeios diários e degustações gratuitas - Divulgação/Tourism New Zealand

O fundador da cervejaria McCashin’s Brewery, Terry McCashin, começou a fazer cervejas artesanais em 1981 e é um dos responsáveis pela cultura da cerveja artesanal atual na Nova Zelândia. Naquela época, as únicas cervejas disponíveis no país eram feitas por apenas duas grandes cervejarias.

A cervejaria oferece passeios diários, degustações gratuitas, um café, uma loja de garrafas e um bar.

Monteith (Greymouth)

A cervejaria existe há 139 anos
A cervejaria existe há 139 anos - Divulgação/Tourism New Zealand

A Cervejaria Monteith, na cidade de Greymouth, na costa oeste, mantém as tradições da família Monteith, que iniciou o negócio há 139 anos –para atender à crescente demanda dos sedentos mineiros Kiwi durante a corrida do ouro da década de 1880.

O tour da cervejaria leva os visitantes através de um guia passo-a-passo dos processos de fabricação, onde a explicação de termos como mash tun, wortboiler e whirlpool fazem parte da experiência.

Three Boys Brewery (Christchurch)

As excursões exigem um mínimo de 12 pessoas e a pré-reserva é essencial
As excursões exigem um mínimo de 12 pessoas e a pré-reserva é essencial - Divulgação/Tourism New Zealand

Na Three Boys Brewery, cada tipo de cerveja é um ser vivo – não filtrado e não pasteurizado, assim como a natureza deseja. As cervejas são fabricadas, engarrafadas e enlatadas no local para garantir qualidade e frescor.

Os tours privativos do espaço cervejeiro, conduzidos por um dos cervejeiros, incluem pão, queijo, degustação de cerveja e um copo de lembrança da marca Three Boys para levar para casa.

Wanaka Beerworks (Wanaka)

A Wanaka Beerworks opera passeios todos os dias com um bar de degustação e café
A Wanaka Beerworks opera passeios todos os dias com um bar de degustação e café - Divulgação/Tourism New Zealand

A Wanaka Beerworks é considerada um patrimônio da cidade de Wanaka. Em funcionamento desde 1998, esta é a maior cervejaria produtora da região, produzindo mais de 100.000 litros de cerveja por ano, com reformas em andamento, eles estão aumentando a produção em 30%.

Distribuindo principalmente na Ilha do Sul, o volume consumido é um verdadeiro testemunho de sua reputação. Tendo sete tipos de cervejas permanentes, o novíssimo Brewski 4.8% é facilmente o seu best-seller.

Speight’s Brewery (Dunedin)

A Speight’s é uma das mais tradicionais cervejarias da Nova Zelândia
A Speight’s é uma das mais tradicionais cervejarias da Nova Zelândia - Divulgação/Tourism New Zealand

Speight’s é mais lendária alehouse da Nova Zelândia desde 1876. A cervejaria ainda ocupa seu local original e as visitas guiadas levam os visitantes através da cervejaria e do museu até as ruas de paralelepípedos do século 19 datadas da mesma época de sua criação.

O passeio termina com uma degustação das sete melhores cervejas do Speight no bar privativo Heritage.