O impressionante festival hindu Thaipusam

Vivendo em Cingapura há mais de 4 anos, a publicitária e roteirista carioca Clarissa Ferreira ainda se encanta e emociona com as festas religiosas que são rotina no país onde budistas, muçulmanos e hindus praticam sua fé. Ela já teve a chance de registrar muitos festivais para a sua webserie de curta documentários, o “A Culpa é do Fuso“, mas um deles, em especial, ela faz questão de acompanhar todos os anos por ser completamente diferente de tudo o que já viu.

O Festival Thaipusam é a etapa final de um mês inteiro de preparação espiritual

Trata-se do Festival Thaipusam, o colorido e impressionante festival hindu que nesta quinta-feira, 9, invade as ruas de países como Índia, Malásia, Cingapura e Sri Lanka. O evento, que pode durar até três dias e é a etapa final de um mês inteiro de preparação espiritual, é famoso por chocar visitantes estrangeiros menos acostumados com o ritual.

 

A procissão anual atrai devotos que buscam se purificar, agradecer e levar oferendas –como leite e flores– a Lord Murugan, o Deus da Guerra. Como prova de fé e devoção, muitos dos participantes se autoflagelam aplicando agulhas e barras de metal na língua e na pele. O ritual também inclui puxar altares ornamentados através de grampos cravados nas costas.

 

No entanto, Clarissa garante que, apesar do choque inicial, a cerimônia é muito emocionante: “Ao contrário do que pode parecer no primeiro momento, a celebração do Thaipusam é alegre e embalada por cantorias e batuques. É uma grande festa comemorada entre famílias e amigos. Sou sempre muito bem recebida e saio de lá contagiada pela energia boa que cerca o festival”.

Em Singapura, lar de uma grande comunidade tâmil de origem indiana, o festival é celebrado em pleno centro da cidade ao longo de um trajeto de 5 km entre dois importantes templos hindus. “Esse ano estarei lá de novo com a câmera na mão”, confirma Clarissa, que já produziu um documentário sobre as edições passadas dos festival.