Últimas notícias:

Loading...

Praias da América do Sul: se inspire paras suas próximas férias

Opções para curtir uma praia é o que não faltam; confira algumas dicas

Por: Elizabeth Werneck

A América do Sul é um enorme continente que contém 14 países, cada um dos quais oferece aos viajantes um mundo de atrações com seus próprios pontos turísticos, rica história e cultura. Aqui estão monumentos arquitetônicos lindos e importantes, estâncias de esqui, geleiras, grandes florestas tropicais e o motivo desse texto: praias incríveis.

Ao escolher suas férias em alguma praia da América do Sul, tenho certeza que você vai adorar.

Trancoso, no sul da Bahia, é uma das praias badaladas da América do Sul
Crédito: DivulgaçãoTrancoso, no sul da Bahia, é uma das praias badaladas da América do Sul

Existem seis zonas climáticas ao longo de todo o continente, mas os climas sub equatorial e tropical ocupam a maior parte. Mais perto ao norte, a temperatura é sempre mais alta do que ao sul. Em países como Colômbia, Equador e Venezuela, os verões quentes continuam durante todo o ano. A temperatura mínima nunca cai abaixo dos 28ºC,  a água do mar é quase sempre muito quentinha, então a temporada de praia nesses países nunca termina.

Já no sul da América do Sul países como Chile, Argentina e Uruguai, a água pode ser bastante fria no inverno, a temperatura cai para 15ºC  no verão sobe para 30ºC. No entanto, apesar do verão quente, na costa do Pacífico do Chile e no Atlântico do Uruguai e Argentina, a água raramente aquece acima de 19ºC , nadar nessa temperatura é preciso ter disposição. Isso se deve à corrente fria do oceano, que dilui a água aquecida da costa. O verão nesta parte do continente dura de outubro a abril, inclusive.

Ilhas Gakápagos
Crédito: PatricioHidalgoP/iStockIlhas Galápagos, um dos paraísos da América do Sul

Nas Ilhas Galápagos, no Equador, o clima é mutável devido às correntes oceânicas. O verão no arquipélago começa em dezembro e termina em meados de julho. Os termômetros chegam a marcar 30ºC em um dia quente.

Praias brasileiras

No maior país do continente não se pode dizer que seja muito quente, apesar de estar localizado na zona equatorial. A temperatura média anual é de apenas 25ºC no verão, quando é inverno no Brasil, pode chegar a 16ºC, e geadas ocorrem mesmo nas montanhas.

1 – Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro é  popular entre os turistas que procuram umas férias inesquecíveis na praia. Uma das melhores praias carioca, e uma das mais famosas do mundo,  é a de Copacabana. Copa (como é chamada pelos íntimos) é a líder em preferência, tanto entre os moradores quanto entre os turistas, sejam estrangeiros ou não.

 Rio de Janeiro tem algumas das praias mais badaladas do país
Crédito: Elizabeth WerneckRio de Janeiro tem algumas das praias mais badaladas do país

Importante destacar que quando o nosso Carnaval começa, os preços das passagens aéreas disparam, então é melhor reservar com pelo menos dois meses de antecedência.

Não faz sentido listar todos os entretenimentos e atrações disponíveis em Copacabana, pois são tantos que podem satisfazer as necessidades de qualquer turista. A praia se estende por cerca de 4 km ao longo da costa. É aqui que as pessoas comuns e as celebridades se reúnem.

Crédito: IStockA praia de Copacabana é famosa no mundo todo

Em 2006, foi realizado aqui o show dos Rolling Stones, que atraiu 2 milhões de pessoas. Artistas e escritores lotam Copacabana, você pode conhecer centenas de pessoas interessantes aqui, e durante suas férias na praia você pode curtir aprendendo de tudo, de surfe a vôlei. Discotecas e restaurantes não param desde a manhã até a manhã seguinte. E tudo isso regado a muita caipirinha.

2 – Ilha Grande

Ilha Grande, em Angra dos Reis (RJ), é um verdadeiro encanto. Outra super praia incrível brasileira. Em especial destaco a linda praia de  Lopes Mendes.

msc-cruzeiros
Crédito: DivulgaçãoUma das inúmeras praias de Ilha Grande, em Angra dos Reis (RJ)

Esta praia não é tão popular quanto Copacabana, por isso é bom que não haja multidões de turistas, comerciantes, além de infraestrutura especial. Por aqui não há hotéis de luxo e resorts all inclusive em Lopes Mendes, há apenas areia branca como a neve, mar límpido e paz total. Na praia, ninguém oferece espreguiçadeiras e guarda-sóis, então você precisa levá-los.

E você também precisa pegar um livro interessante e um bom humor para fazer uma trilha super difícil para chegar lá. Mas vai por mim, vale a pena! Dessa forma, se você quer saber o que fazer em Ilha Grande, não deixe de visitar Lopes Mendes.

3 – Jericoacoara

Uma praia completamente diferente com o lindo nome, que também é um dos balneários deslumbrantes do Brasil.  A natureza perto da costa assemelha-se a um verdadeiro paraíso. O mar é tão raso que uma fileira de redes são instaladas ao longo da praia bem na água, nas quais você pode se deitar acima da água.

Crédito: DivulgaçãoJericoacoara é uma antiga vila de pescadores, rodeada por dunas e lagoas que se formam no período das chuvas

As águas rasas se estendem por várias dezenas de metros de profundidade no mar, o que torna a praia ideal para quem está aprendendo a nadar e famílias com crianças pequenas. Outra atração de Jericoacoara são as dunas de areia que se erguem na parte oeste da costa. De seus picos, abre-se uma bela vista desta parte do Brasil.

Praias da Colômbia

O país está localizado no noroeste da América do Sul. O clima na Colômbia é predominantemente equatorial. A água quente é mantida aqui durante todo o ano, e a temperatura média é de 29ºC

Somente no alto das montanhas o clima pode mudar significativamente, a temperatura cai para 16ºC. O clima no litoral é extremamente seco, chovendo muito raramente, apenas movendo-se para o interior, para o nordeste, é possível encontrar chuvas constantes.

1 – Cartagena das Índias

A Colômbia tem mais de 300 praias em diferentes cidades. Uma das cidades turísticas mais populares é Cartagena. Existem vários resorts populares na cidade.

Crédito: Elizabeth WerneckCartagena das Índias vista do avião

Destaco as praias de El Lagoito; Boca Grande e Branca. As duas primeiras praias estão localizadas na cidade e a última está a cerca de 40 km. No entanto, a última opção é a mais popular. Nessas três praias existem serviços e infraestruturas turísticas que correspondem ao título de luxo. Hotéis da moda, restaurantes, lojas e centros de compras inundaram a área costeira, atraindo turistas ricos de todo o mundo.

Cartagena
Crédito: Garytog/iStockPôr do sol vista a partir da cidade antiga de Cartagena

Também no campo de visão de Cartagena, vale destacar as ilhas do Rosario, localizadas a 30 km da cidade. As ilhas são caracterizadas por um mar calmo especial, praias brancas como a neve, bem como uma bela natureza subaquática. Os esportes subaquáticos são muito populares aqui: mergulho e snorkeling. Os fãs que exploram o mar profundo ficarão maravilhados com a beleza dos recifes de coral locais. aqui é considerado Caribe colombiano.

2 – Santa Marta

A cidade mais antiga da Colômbia e de toda a América do Sul, Santa Maria foi fundada em 1525 e agora, depois de tantos anos, tornou-se uma das mais populares do país.

Santa Maria tem duas praias muito procuradas: El Rodadero, que está localizado no sul e aceita exclusivamente hóspedes da classe alta, e a antiga vila de pescadores de Taganga.

A praia de Taganga, em Santa Marta, é uma das mais bonitas da América do Sul
Crédito: Eduardo Cabanas/iStockA praia de Taganga, em Santa Marta, é uma das mais bonitas da América do Sul

Esta última praia é especialmente popular entre os turistas, pois oferece acomodações econômicas, além de várias escolas de mergulho. Na costa caribenha, onde fica a cidade, o mar é quase sempre calmo e a temperatura nunca fica abaixo dos 30ºC.

Além das férias na praia, os turistas são atraídos a Santa Mrta pelos restos preservados da antiga cidade, que foi habitada pelos índios Chichba Tairono até serem expulsos pelos espanhóis.

Tem alguma praia da América do Sul que você recomende e que faltou nessa lista? Escreva nos comentários.

Veja outros roteiros de viagem em: www.elizabethwerneck.com.

?>