Restaurante brasileiro é eleito um dos 5 melhores do mundo
Restaurante carioca ficou em segundo lugar do ranking do site TripAdvisor; veja lista
Dois restaurantes brasileiros figuram na lista dos 25 melhores do mundo, segundo votação realizada pelo site TripAdvisor. O Oro Restaurante, no Rio de Janeiro, ficou em 2º e o Restaurante Origem, em Salvador, em 12º no ranking do Travellers’ Choice 2022.
A premiação do TripAdvisor é feita de acordo com as notas dadas pelos usuários do portal de avaliações de viagens nos últimos 12 meses.
Localizado no Leblon, na zona sul do Rio de Janeiro, o Oro Restaurante, comandado pelo renomado chef Felipe Bronze, tem um cardápio versátil, que aposta na chamada cozinha brasileira de vanguarda, tendo a brasa como protagonista na preparação dos dois menus servidos pela casa.
O primeiro, Criatividade, é feito diariamente com produtos de mercado, respeitando a sazonalidade dos ingredientes e constitui um passeio mais longo pela cozinha. O segundo, Afetividade, mais enxuto, com receitas consagradas e feitos na medida para quem quer apeas um prato.
Premiado por importantes publicações da cena gastronômica brasileiro, o Oro foi contemplado, em 2015, com uma estrela no Guia Michelin, e, em 2018, conquistou sua 2ª estrela. No ano passado, o restaurante carioca havia ficado em 8º lugar no ranking do TripAdvisor.
Comandado por Fabrício Lemos e com diversas criações de sua esposa, a chef pâtissière Lisiane Arouca, o restaurante Origem faz parte do Grupo Origem, composto pelos restaurantes Orí, Omí, além do bar Gem, todos em Salvador.
O Origem traz a comida baiana como conceito em um trabalho que combina técnica e memória afetiva, invenção e tradição. O restaurante só funciona para o jantar, de terça a sábado.
O melhor restaurante do mundo
O posto de melhor restaurante do mundo ficou mais uma vez com inglês Old Stamp House, que fica em Ambleside, no noroeste da Inglaterra, e ostenta uma estrela Michelin desde 2019. O menu, preparado pelo chef Ryan Blackburn, tem pratos inspirados na gastronomia local, mas com toques internacionais.
O restaurante leva esse nome porque funciona na casa que foi o escritório de William Wordsworth, um dos grandes poetas ingleses dos séculos 18 e 19, na época em que ele ocupou o cargo de “distribuidor de selos” (“distributor of stamps”) de Westmorland, o condado da qual a cidade faz parte.
Os 25 melhores restaurantes do mundo em 2021
- The Old Stamp House Restaurant (Ambleside, Reino Unido)
- Oro Restaurante (Rio de Janeiro, Brasil)
- Madonnina del Pescatore (Senigallia, Itália)
- Martin Berasategui (Lasarte-Oria, Espanha)
- El Xato (La Nucia, Espanha)
- Ristorante Villa Crespi (Orta San Giulio, Itália)
- Les Plaisirs Gourmands (Schiltigheim, França)
- Sachi Heliopolis (Cairo, Egito)
- Auberge Du Vieux Puits (Fontjoncouse, França)
- Paul Ainsworth at No. 6 (Padstow, Reino Unido)
- La Colombe (Constantia, África do Sul)
- Restaurante Origem (Salvador, Brasil)
- The Grove (Auckland Central, Nova Zelândia)
- Sails Restaurant (Auckland Central, Nova Zelândia)
- PIC (Valence, França)
- Ristorante Don Alfonso 1890 (Sant’Agata sui Due Golfi, Itália)
- Akira Back (Bangcoc, Tailândia)
- Maido (Lima, Peru)
- Lahaina Grill (Lahaina, Havaí)
- 5 (Stuttgart, Alemanha)
- Chila (Buenos Aires, Argentina)
- Summer Pavilion (Singapura, Cingapura)
- Tin Lung Heen (Hong Kong, China)
- Mandarin Grill + Bar at Mandarin Oriental Hong Kon (Hong Kong, China)
- Restaurante 1621 (Cartagena, Colômbia)