Roteiro para conhecer a Verona de Romeu e Julieta, na Itália

Caminhar pelas ruas de Verona é ser transportado para o tempo dos Capuletos e Montecchios

07/12/2019 14:09

Verona é a cidade do amor, e para prestar homenagem a William Shakespeare, o autor que a tornou famosa em todo o mundo, o turista pode visitar os lugares da derradeira tragédia romântica: “Romeu e Julieta”.

Sem dúvida, o primeiro destino é a casa de Julieta, visitada por milhares de turistas todos os anos. Este é o Stallo del Cappello, uma antiga torre que data de c.1200-1300. Segundo a tradição, esta era a casa da família Capulet, a família da heroína de Shakespeare.

Vista da casa de Julieta, que recebe milhares de turistas todos os anos
Vista da casa de Julieta, que recebe milhares de turistas todos os anos - alxpin/iStock

Danificada ao longo dos séculos, a casa e o pitoresco pátio foram restaurados com um uso inteligente de elementos arquitetônicos e decorativos inspirados na Idade Medieval.

Hoje, a casa possui uma coleção de gravuras antigas –cujo assunto é a história do casal– e móveis e figurinos usados ​​na versão cinematográfica de Franco Zeffirelli. No pátio, o visitante pode admirar a magnífica estátua de bronze de Julieta por Nereo Costantini, que se tornou o símbolo de Verona.

VEJA O PASSO A PASSO PARA PEDIR OU RENOVAR O PASSAPORTE

Interior da casa de Julieta, em Verona
Interior da casa de Julieta, em Verona - Mr. Boombust/Flickr/Creative Commons

Depois da casa de Julieta, o visitante deve conhecer a casa de seu amor, localizada em um beco isolado no centro histórico de Verona, não muito longe dos túmulos de Scaliger. Esse castelo rústico de tijolos – que se dizia ser de Romeu –pertencia à família Montecchi; apresenta as ameias típicas de rabo de andorinha gibelina.

Atualmente, o edifício é de propriedade privada, mas ainda pode ser visto de fora. Essa arquitetura característica é uma prova das lutas entre os Guelphs e Ghibellines, e a necessidade dos habitantes do centro da cidade de construir torres e fortificações privadas em sua defesa. Essas defesas foram um reforço das barreiras já existentes do rio Adige e dos muros que cercavam Verona.

Túmulos de Scaliger, uma obra-prima do gótico italiano
Túmulos de Scaliger, uma obra-prima do gótico italiano - VvoeVale/iStock

Nosso tour pelos locais lendários narrados por Shakespeare terminará nos famosos túmulos de Scaliger, uma obra-prima do gótico italiano. No topo deste mausoléu, feito para a nobreza de Verona da Idade Média, estão as figuras: Cangrande, Mastino II e Cansignorio.

Palazzi na Piazza delle Erbe

A segunda parte do passeio segue as muralhas medievais que cercam a cidade de Verona, iniciadas durante a Idade Média sob a sangrenta tirania de Ezzelino Romano. Ao longo das paredes, pode-se ver os portões de Bra, a entrada principal da cidade na época em que nossos amantes malfadados teriam vivido.

Fachada dos casarios que ficam na Piazza delle Erbe
Fachada dos casarios que ficam na Piazza delle Erbe - Divulgação/italia.it

Ao lado desses antigos portões, encontra-se um busto de bronze de William Shakespeare e uma placa citando o famoso discurso de pré-exílio de Romeu.

A última parada deste passeio romântico na cidade de Romeu e Julieta é o túmulo do casal, identificado dentro do Mosteiro de San Francesco, em Corso. Foi o único mosteiro fora das muralhas da cidade durante o período da história e o único acessível ao Romeu exilado.

Busto de William Shakespeare o lado de uma placa com trechos da obra “Romeu e Julieta”
Busto de William Shakespeare o lado de uma placa com trechos da obra “Romeu e Julieta” - svarshik/iStock

O mosteiro foi construído em 1230 no local onde, segundo a tradição, São Francisco de Assis morava. Lá ocorreu o trágico fim do casal, e, em uma sala escura da cripta, entre as lápides dos monges, está um sarcófago de mármore vermelho vazio, conhecido como o túmulo de Julieta.

Turistas na Piazza delle Erbe , no centro de Verona, na Itália, com o Palazzo Maffei ao fundo
Turistas na Piazza delle Erbe , no centro de Verona, na Itália, com o Palazzo Maffei ao fundo - OlegAlbinsky/iStock

Mas Verona não é apenas a cidade da trágica história de amor do bardo; é também uma bela cidade cheia de monumentos, a começar pela pitoresca Piazza delle Erbe. Preciosa para poetas e pintores e habitada em seu centro pela imponente fonte de Madonna Verona, é também o local do luxuoso e barroco Palazzo Maffei.

Vista panorâmica de Verona

A partir do outro lado da rua comercial exclusiva para pedestres da Via Mazzini, fica a famosa Arena. Esta área elegante, chamada Listone, é ideal para um passeio. À direita, no final da Via Borsari, fica o Portão Borsari.

Vista panorâmica da cidade de Verona
Vista panorâmica da cidade de Verona - Divulgação/italia.it

Deixando o anfiteatro romano para trás, o passeio segue pela Via Roma até chegar a Castelvecchio, a mansão da família Scaliger, senhores de Verona. Depois, seguindo em direção a Corso Cavour, antes de seguir para Porta Palio, chega-se a San Zeno (à direita) e pode-se observar uma das maiores glórias da arquitetura romana: a Basílica de San Zeno.

Para apreciar uma vista única desta cidade, caminhe pela Pietra sull’Adige Bridge (ou seja, a “Pedra no Adige”), a única ponte romana ainda intacta hoje.