Saiba tudo sobre o agendamento e visitas ao Parque Estadual de Ilhabela

Algumas trilhas e cachoeiras de Ilhabela que fazem parte do Parque Estadual só podem ser visitadas com agendamento antecipado

Por: Ilhabela.com.br
Ouça este conteúdo

O Parque Estadual de Ilhabela está aberto para visitação desde o dia 31 de agosto, porém, por conta da pandemia, está com uma série de regras um pouco diferentes, que estão deixando muita gente com dúvida.

Por isso, fizemos esse post pra explicar tudo o que você precisa saber pra visitar cachoeiras, trilhas e praias que estão em área do Parque Estadual de Ilhabela. Confira abaixo:

Parque Estadual de Ilhabela
Crédito: Ilhabela.com.brEntrada do Parque Estadual de Ilhabela

Porque as regras do parque são diferentes do restante da ilha?

O Parque Estadual de Ilhabela, assim como outros espalhados por todo o estado de São Paulo, é administrado pela Fundação Florestal, órgão responsável pela Conservação e a Produção Florestal do Estado de São Paulo. Com isso, tem regras específicas que nem sempre são iguais às regras estipuladas pela Prefeitura Municipal de Ilhabela.


#DicaCatraca: sempre lembre de usar a máscara de proteção, andar com álcool em gel, respeitar o distanciamento social e sair de casa somente se necessário! Caso pertença ao grupo de risco ou conviva com alguém que precise de maiores cuidados, evite passeios presenciais. A situação é séria! Vamos nos cuidar para sair desta pandemia o mais rápido possível. Combinado?


Depois da quarentena, os Parques Estaduais reabriram com regras específicas, incluindo uso de máscaras, distanciamento de 1,5m de outras pessoas, levar sua própria garrafa ou copo, lavar ou higienizar as mãos constantemente e evitar aglomerações. Mas a principal mudança é a necessidade de agendamento para visitação, veja como funciona.

Parque Estadual de Ilhabela
Crédito: Ilhabela.com.brPraia de Castelhanos vista do Mirante do Coração

O Parque Estadual de Ilhabela abre todos os dias, das 7h às 16h ou 17h (a depender da trilha), e todas as visitações deverão ser agendadas com antecedência mínima de 24 horas. No site da Fundação Florestal, você pode conhecer todas as atrações do parque que estão abertas à visitação e agendar qual deseja visitar.

Os agendamentos devem ser feitos pelo site da Fundação Florestal no link: https://ingressosparquespaulistas.com.br/parques/pe-ilhabela/.

Parque Estadual de Ilhabela
Crédito: Ilhabela.com.brPonte na trilha que leva a praia do Bonete, em Ilhabela

Ao realizar o agendamento, o visitante tem direito a acessar os atrativos que estão abertos à visitação. Os demais atrativos, assim como o Centro de Visitantes do Parque (na Vila), permanecem fechados.

Quais atrações de Ilhabela fazem parte do Parque e precisam de agendamento?

Grande parte das atrações naturais de Ilhabela estão em território do Parque Estadual de Ilhabela. Nem todas precisam de agendamento, mas algumas têm um controle maior do parque e é preciso agendar antes de visitar, veja quais são:

  • Trilha da Água Branca, que tem 5 poços e cachoeiras;
  • Cachoeira dos Três Tombos (ou Trilha da Pancada D’Água), perto da Praia da Feiticeira;
  • Trilha do Pico do Baepi, que tem a melhor vista do Canal de São Sebastião;
  • Trilha do Bonete (Sepituba-Bonete), que leva à Praia do Bonete;
  • Cachoeira do Veloso, no sul de Ilhabela;
  • Praia de Castelhanos.
Crédito: Ilhabela.com.brPraia de Castelhanos vista do Mirante do Coração

O agendamento é gratuito e deve ser feito somente pelo site da Fundação Florestal. Se você contratar um passeio de jipe ou de barco para a praia de Castelhanos, não precisa se preocupar com o agendamento. As próprias agências de turismo fazem o agendamento para levar os visitantes.

Em quais trilhas é obrigatória a contratação de um guia?

  • Cachoeira dos Três Tombos (ou Trilha da Cachoeira da Pancada da Água),
  • Trilha da Cachoeira do Veloso,
  • Trilha do Pico do Baepi

Algumas atrações do Parque Estadual de Ilhabela são autoguiadas, ou seja, podem ser feitas sem a necessidade de um guia de turismo ou monitor ambiental. É o caso das cachoeiras da Trilha da Água Branca, acessíveis logo na entrada do Parque, ao lado da portaria da estrada que vai para Castelhanos; e da Trilha do Bonete. Mesmo assim, é necessário fazer o agendamento pelo site.

Crédito: PH.Off.TripsEm algumas trilhas é obrigatória a contratação de um guia

As demais trilhas, incluindo a Cachoeira dos Três Tombos (ou Trilha da Cachoeira da Pancada da Água), Trilha da Cachoeira do Veloso e Trilha do Pico do Baepi precisam ser feitas com o acompanhamento de um guia especializado (nesse momento de pandemia).

Os valores variam de acordo com o nível de dificuldade de cada trilha e devem ser pagos ao próprio guia na entrada da atração. Conversamos com o presidente da Associação dos Guias e Monitores de Ecoturismo de Ilhabela, Pedro Henrique, e ele explicou que essa foi uma determinação da Fundação Florestal, em conjunto com a Prefeitura Municipal de Ilhabela e, para que seja seguro e atrativo aos turistas, os guias membros da associação chegaram a um consenso e estão cobrando valores tabelados para cada atração.

Crédito: Da.Ma.Ta. EcoturismoVista da Praia do Bonete chegando por trilha

Quanto custa contratar um guia para trilhas em Ilhabela?

Para a Cachoeira dos Três Tombos ou Cachoeira do Veloso, por exemplo, o valor fica em R$ 20 por pessoa. Nesses dois casos, as regras são as seguintes:

  • São permitidos apenas grupos de 6 pessoas por guia por vez;
  • Existe um tempo máximo de permanência no local, para que todos possam visitar. Na Cachoeira dos Três Tombos o tempo é de 1h, na Cachoeira do Veloso, como a trilha é mais longa, o tempo é de 2h por grupo.
  • Moradores de Ilhabela não precisam estar acompanhados de guias, mas precisam comprovar residência na cidade por meio de algum documento, como comprovante de residência.
Parque Estadual de Ilhabela
Crédito: Elas Mundo AforaVista de Ilhabela a partir do Pico do Baepi

No caso da Trilha do Baepi, também são permitidos apenas 6 visitantes por guia, mas os grupos saem de hora em hora. Por se tratar de uma trilha mais longa, os valores variam de acordo com o grupo.

Pedro explica que o mais bacana é que, nos passeios acompanhados de guias, os turistas poderão ter outra visão de cada atração, além de informações sobre Educação Ambiental. O passeio ficará muito mais rico, pois terão acesso a todo o conhecimento local da fauna e flora que os condutores possuem, além de conhecer histórias e curiosidades de cada ponto turístico. Além disso, em tempos de pandemia de coronavírus, onde o Turismo foi uma das áreas que mais sofreu com a quarentena, você também estará contribuindo para a geração de renda da comunidade local.

Como escolho qual trilha ou cachoeira quero visitar?

Aqui no Ilhabela.com.br você tem todas as informações sobre as Praias, Trilhas e Cachoeiras de Ilhabela. Para saber mais informações e ver fotos de cada atração, visite nossas páginas de Cachoeiras e Trilhas.

Parque Estadual de Ilhabela
Crédito: Elas Mundo AforaMirante da trilha do Pico do- Baepi

No site da Fundação Florestal você também terá informações sobre o tempo de duração de cada trilha e o nível de dificuldade antes de agendar.

Ficou com alguma outra dúvida sobre o funcionamento das atrações turísticas de Ilhabela durante a pandemia? Visite www.ilhabela.com.br.

Compartilhe: