‘Selfies safáris’, o pior do turismo selvagem

Por: Viramundo e Mundovirado | Comunicar erro

A Amazônia hoje não é apenas notícia pelo desmatamento, mas também por praticar o pior do turismo selvagem. A investigação exclusiva da ‘National Geographic‘ revela o sofrimento generalizado de animais nas cidades da Amazônia por causa dos “sefies safáris”.

Crédito: Leo AlbuquerqueTurista observa boto vermelho em Anavilhanas, no Amazonas

O resultado dos seis meses da pesquisa iniciada em setembro de 2016 pela Organização Mundial de Proteção Animal, sobre o turismo animal em Manaus e Puerto Alegria, Peru, foi publicado dia 17 último no jornal on-line Nature Conservation. E foi vergonhoso!

Os pesquisadores observaram ali pessoas nativas maltratando e colocando em risco a saúde e a própria vida dos animais: segurando com força cobras pelo pescoço, apertando com faixas de borracha os maxilares de jacarés, manipulando preguiças, e irritando araras só para ouvir seus gritos. Perto de Manaus, turistas amontoados em volta de botos-cor-de-rosa que brigavam entre si para ganhar comida. Todo esse flagelo para que os turistas pudessem fazer selfies.

Turistas posam para fotos com jacaré e arara em Puerto Alegría, no Peru

E mais martírios: em Puerto Alegría, os investigadores encontraram um jacaré enjaulado em uma geladeira quebrada, um peixe-boi agonizando em uma piscina infantil, e um nativo batendo em um tamanduá para ele andar e o turista pudesse tirar uma foto perfeita.

O turismo de vida selvagem é um grande negócio. De acordo com a Organização Mundial de Turismo, representa de 20 a 40% do valor anual da indústria turística global de US$ 1,5 trilhão. Grupos de conservação e bem-estar dos animais concordam que, quando uma atividade que envolve vida selvagem cruza a linha da observação para a interação é péssimo para os animais. O problema também é aviltante no Sudeste Asiático, coloca luz no lado sombrio do turismo de vida selvagem, e ainda incentiva o mau turismo quando “famosos” fazem pose para serem publicadas em revistas andando de elefantes, e com filhotes de tigres cativos.

O turismo na Amazônia ainda está em seu início, e representa apenas um por cento do PIB. E, já começou mal. As leis brasileiras e peruanas são claras: é ilegal capturar animais da natureza para mantê-los como estimação, ou um animal selvagem sem licença. No Peru é proibido ganhar dinheiro com animais selvagens cativos. Mas leis são desrespeitadas e muitas vezes são complacentes porque os nativos ganham míseros trocados em troca de selfies de turistas sem consciência.

Compartilhe:

Tags: #América
Autor: Viramundo e Mundovirado

Site de viagens e descobertas. Sugestões para despertar a mudança que o viajante, mesmo sem o saber, deseja. Viajar muda também seu interior, daí “viajar para se descobrir”

Termos da rede:

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário Viramundo e Mundovirado da Rede Catraca.

O Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

1 / 8
1
05:22
Conheça os brinquedos mais radicais dos parques de Orlando
A Catraca Livre foi para a Flórida, nos Estados Unidos, conhecer os parques mais divertidos da região a convite do …
2
01:45
Visitamos uma fantástica fábrica de chocolate
3
03:24
Vovó deixa presídio e ensina como viajar pelo mundo
"As Melhores Surpresas do Mundo" é  o programa que discute as coisas mais inovadoras e surpreendentes que o mundo oferece. -------------------------------------------------------- DIREÇÃO: …
4
01:20
Karol Conka indica 2 lugares incríveis para conhecer em Curitiba
Convidada pelo Colaí Indica para falar sobre os seus rolês favoritos em Curitiba, cidade natal da rapper, Karol Conka mostrou …
5
03:31
Conheça o Embalse El Yeso, na Cordilheira dos Andes
Perfeito tanto para quem passará várias dias em Santiago, ou até mesmo para quem terá uma passagem breve pela cidade, …
6
02:49
A lama de Brumadinho respinga no governo do Bolsonaro
7
02:25
9 lugares incríveis para visitar de graça em Belo Horizonte
O Circuito Liberdade é um grande complexo cultural localizado em Belo Horizonte. Prédios públicos ganharam novos usos para hospedar arte …
8
01:49
9 lugares com uma vista incrível no Rio de Janeiro para você fotografar
Conheça 9 lugares incríveis e de graça para você curtir as paisagens do Rio de Janeiro e ainda tirar fotos …