Trump suspende voos da Europa para os EUA para conter coronavírus
A medida passará a valer a partir de sexta-feira, 13, à meia-noite, mas não terá validade para o Reino Unido
O presidente Donald Trump anunciou na noite desta quarta-feira, 11, a suspensão de todas as viagens da Europa para os Estados Unidos durante 30 dias como forma de “proteger os americanos” do novo coronavírus (Covid-19) .
A medida passará a valer a partir de sexta-feira, 13, à meia-noite, mas não terá validade para o Reino Unido, que continuará tendo voos para os Estados Unidos. A restrição se aplica somente a estrangeiros que, nos últimos 14 dias, estiveram em algum dos 26 países da chamada Área Schengen.
Elas também não têm validade para quem tem residência permanente em território norte-americano.
- Saiba a melhor hora para dormir, de acordo com estudo de Harvard, e evite problemas cardíacos
- Este fator aumenta risco de perda de memória em idosos, segundo estudo
- 3 passeios para se apaixonar por São Miguel dos Milagres
- Deixe o frio para trás: Gramado no verão vai te surpreender!
“Estamos respondendo com grande rapidez e profissionalismo [à ameaça do coronavírus]”, disse Trump.
Trump destacou que tomou a decisão após consultar autoridades na área de saúde. O presidente americano disse ainda que essas medidas, “fortes, mas necessárias” foram tomadas para proteger a “saúde e o bem-estar de todos os americanos”.
O governo americano considerou que as medidas vão reduzir a ameaça que o coronavírus representa ao país de “forma significativa”.
O presidente Donald Trump comparou a decisão de suspender os voos da Europa à restrição que os Estados Unidos fizeram de voos vindos da China e do Irã quando a crise do Covid-19 começou.
Trump criticou a forma como a Europa agiu e disse que o continente deveria ter tomado medidas similares e, com isso, evitado o crescimento do coronavírus no mundo.
Casos no Brasil aumentam
No Brasil, o número de casos confirmados do novo coronavírus subiu de 34 para 69. O último balanço divulgado na tarde desta quarta-feira, 11, pelo Ministério da Saúde, fala em 52, mas posterior a isso, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia confirmou um novo caso e o Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, divulgou a confirmação de 16 novos casos.
São Paulo é o estado com o maior número de casos, são 46 pacientes no total. Os outros casos estão localizados no Rio de Janeiro (13), Bahia (2), Rio Grande do Sul (2), Minas Gerais (1), Espírito Santo (1), Alagoas (1) e Distrito Federal (2).
Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, no último boletim, há 907 casos suspeitos, que estão sendo monitorados. Até agora, 935 já foram descartados.
Ao todo, 118 mil pessoas já contraíram o coronavírus ao redor do mundo, e mais de 4.300 mortes foram registradas — a maioria na China e na Itália, os dois principais epicentros da Covid-19 no mundo.
Sintomas do novo coronavírus
Os sinais e sintomas do coronavírus são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado, com febre, tosse e dificuldade para respirar. O Covid-19 pode, também, causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias.
Prevenção
Os cuidados para reduzir o risco de contrair o coronavírus são básicos e incluem lavar as mãos frequentemente com água e sabão, usar desinfetante à base de álcool e evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
Veja outras dicas:
- -Ao tossir ou espirrar é recomendado cobrir a boca e nariz;
- -Não tocar mucosas de olhos, nariz e boca de outra pessoa;
- -Usar lenço descartável para higiene nasal;
- -Não compartilhar objetos de uso pessoal;
- -Manter o ambiente ventilado;
- -Ao viajar para locais com circulação do vírus tomar cuidado para não entrar em contato com pessoas doentes e animais vivos ou mortos.