Turismo e gastronomia, saboreie essa combinação em Monte Verde

27/07/2018 14:22 / Atualizado em 05/05/2020 11:10

É só chegar o inverno que os turistas se lembram dos românticos chalés do vilarejo mineiro de Monte Verde como opção para se passar, ao menos, um final de semana, com muito fondue, chocolate e vinho.

Distrito de Camanducaia, na Serra da Mantiqueira, Monte Verde atrai turistas por suas paisagens típicas de uma cidade europeia, pelo clima de montanha e por sua gastronomia. O vilarejo fica a 1.600 metros de altitude.

Monte Verde atrai turistas pelo clima de montanha e por sua gastronomia
Monte Verde atrai turistas pelo clima de montanha e por sua gastronomia - Eduardo Andreassi

Dispondo de uma infra-estrutura que oferece um bom número de hotéis e pousadas confortáveis, Monte Verde também se destaca pela qualidade e diversidade de sua gastronomia. O turista tem à sua disposição uma rede de bons restaurantes, bistrôs aconchegantes e charmosos botecos, cantinas italianas, casas de chá e de chocolate.

A história de Monte Verde

Os letões Ernesto e Verner Grimberg, na década de 50, adquiriram em Minas Gerais a fazenda do Pico Selado situada em uma região conhecida como Campos do Jaguari.

Rua na região central de Monte Verde
Rua na região central de Monte Verde - Eduardo Andreassi

A beleza do alto da Serra da Mantiqueira havia encantado a família letã, por ser muito parecida com a terra natal. Assim, Verner Grimberg, sua esposa, Emília, o pai e o tio se tornaram os pioneiros do local.

Flora, fauna e hospedagens

Uma rica vegetação, araucárias nativas com centenas de anos de idade, uma grande área de reflorestamento constituída de pinheiros e eucaliptos, muitos pássaros, beija-flores das mais variadas cores e esquilos, fazem de Monte Verde atração única e indiscutível no quesito qualidade de vida.

Turistas no mirante da Pedra Redonda, em Monte Verde
Turistas no mirante da Pedra Redonda, em Monte Verde - Eduardo Andreassi

As crianças, acostumadas a agitação da cidade, se encantaram com o clima agradável e vegetação por toda a parte.

Gastronomia

Localizados na avenida principal do vilarejo, e distante 100 metros um do outro, dois restaurantes chamam a atenção dos visitantes: o Armazém Monte Verde e o Trás os Montes.

Truta a La Belle Meunière, um dos pratos do Armazém Monte Verde
Truta a La Belle Meunière, um dos pratos do Armazém Monte Verde - Eduardo Andreassi

Nas duas casas, o ambiente é acolhedor e tranquilo, com amplos espaços que acomodam com conforto casais e famílias em reuniões ou eventos festivos. A decoração é atraente, com bom atendimento, a culinária é de qualidade, e os preços são justos e bem acessíveis.

Se a sua opção for o Trás os Montes, especializado na cozinha portuguesa, poderá experimentar uma das 50 opções de pratos típicos e petiscos, incluindo a culinária nacional.

Os pratos de melhor referência são o tradicional bacalhau, a picanha na pedra, o rodízio de fondue e os frutos do mar. Há boas cervejas, com muitas marcas importadas, e uma excelente carta de vinhos de qualidade.

O algo mais é a vista privilegiada que o restaurante proporciona da paisagem do vilarejo. Nos fins de semana oferece música ao vivo.

O tradicional bacalhau do restaurante Trás os Montes, especializado na cozinha portuguesa
O tradicional bacalhau do restaurante Trás os Montes, especializado na cozinha portuguesa - Eduardo Andreassi

No Armazém Monte Verde, o cardápio também oferece mais de 50 pratos da cozinha alemã, italiana e brasileira, petiscos e mais de 30 tipos de pizzas, preparadas tipicamente ao modo italiano.

Quem aprecia uma boa massa, poderá provar os fettuccines e os risotos preparados com esmero. Mas não faltam outras opções: filés de carne, picanha, frango e peixe, frango a passarinho, Wellington aperitivo e os famosos e reconhecidos rodízios de fondue de todos os tipos.  Há uma grande variedade de cervejas nacionais e importadas –algumas de trigo– chope e diferentes tipos de sucos e aperitivos, como caipirinha.

Além do seu amplo espaço interno os turistas também podem fazer suas refeições confortavelmente instalados em uma dos três ambientes que a casa oferece.

Filé do Trás os Montes, que apesar de ser especializado na cozinha portuguesa, tem carnes no cardápio
Filé do Trás os Montes, que apesar de ser especializado na cozinha portuguesa, tem carnes no cardápio - Eduardo Andreassi

O local é bastante procurado pelos jovens casais, famílias e empresários para um delicioso brunch e happy hour.

Trás os Montes
Onde: av. Monte Verde, 845. Tel.: (35) 3438-1699
Horário: de segunda a quinta-feira, das 12 às 22h30, e de sexta a domingo, das 12 a 0h.
E-mail[email protected]

Armazém Monte Verde Restaurante
Onde: av. Monte Verde, 760. Tels.: (035) 3438-2009 ou (035) 9107-7737
Horário: de segunda a quinta-feira, das 12 às 22h30, e de sexta a domingo, das 12 a 0h.

Como chegar

Turistas na Pedra Redonda
Turistas na Pedra Redonda - Eduardo Andreassi

Para chegar ao vilarejo, o turista deve seguir pela rodovia Fernão Dias (BR-381) até a cidade de Camanducaia, utilizando a saída 918. Depois é só seguir cerca de 35 km acompanhando as placas de sinalização.

Distâncias de Monte Verde

Camanducaia – 30 km
São Paulo – 166 km
Campinas – 160 km
Rio de Janeiro – 541 km
Belo Horizonte – 483 km
Brasília – 1065 km

Por Eduardo Andreassi