Vai viajar com seu pet? Considere fazer um tour pela Europa

Confira um roteiro especial para levar seu companheiro de quatro patas nessa aventura!

Que a Europa é o destino dos sonhos de muitas pessoas, isso já sabemos. Mas, o que muitos  não sabem, é que o Velho Continente tem roteiros que podem ser feitos até com animais de estimação.

Com o mercado pet crescendo todos os anos, diversos estabelecimentos, principalmente de destinos turísticos, identificaram a demanda de ser ‘pet friendly’, além de oferecer benefícios e cuidados para os tutores e seus pets.

Vai viajar com seu pet? Considere fazer um tour pela Europa
Créditos: Luana Biral
Vai viajar com seu pet? Considere fazer um tour pela Europa

A indústria hoteleira, por exemplo, sabe que investir em opções de acomodações onde os animais de estimação são bem vindos, traz resultados positivos. Afinal, os tutores muitas vezes preferem levar o animal consigo do que deixá-lo em outro lugar na hora da viagem.

Mesmo nas viagens internacionais, existem roteiros que trazem experiências inesquecíveis para o tutor e seu pet. A Europa conta com diversos países deslumbrantes e inúmeras opções de acomodações e atividades pet friendly. Veja!

Antes de viajar: regras para viagens internacionais com pets

Antes de planejar seu roteiro de viagem para a Europa, é necessário se atentar às regras de viagens nacionais e internacionais para os pets. Para destinos internacionais, é exigido um documento oficial, emitido pela autoridade veterinária do país de origem, sendo aceito pelos países de destino.

No caso do Brasil, os documentos exigidos são: Certificado Veterinário Internacional (CVI) e o Passaporte para Trânsito de Cães e Gatos. Estes documentos são emitidos por Auditores Fiscais Federais Agropecuários, presentes nas unidades de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro). Este órgão é vinculado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

É preciso verificar a legislação pertinente dos países de destino, mas já é possível emitir o CVI para alguns países diretamente pela internet. Viajar com cães e gatos demanda planejamento ainda maior.

Para a Europa, os seguintes documentos serão necessários:

  • CVI;
  • Aplicação de microchip de identificação;
  • Estar com a vacina antirrábica em dia e apresentar coleta de sangue para comprovação negativa da doença. Essa sorologia deve ser enviada a um laboratório credenciado pela União Européia. Atualmente só existe um laboratório no Brasil, na USP de São Paulo;
  • Quarentena de 3 meses do animal para poder viajar;
  • Ao chegar no aeroporto de destino, um veterinário do local irá examinar seu pet, exigindo os documentos, podendo aplicar uma taxa para a entrada do animal na União Européia. O valor é de, no máximo, 50 euros.

Viajando de avião com os pets

Para as viagens de avião, é necessário verificar as regras da companhia aérea. Em média, as companhias pedem que, para viajar na cabine do avião, o pet tenha no máximo 10 kg (peso juntamente com a caixa de transporte). Animais maiores que este limite deverão viajar no porão de bagagens.

Em algumas companhias aéreas, como a Delta, não há limite máximo de peso do animal para viajar na cabine, porém a caixa de transporte deve acomodar-se embaixo do assento. A mesma companhia não permite animais no porão, oferecendo um serviço de transporte do pet com a Delta Cargo.

Antes de agendar sua viagem, verifique as regras de todas as companhias que fazem o trecho desejado, para verificar quais regras são mais seguras para os animais.

Existem raças proibidas de viajar de avião, principalmente cães braquicefálicos, ou seja, de focinho curto, por conta da dificuldade de respiração.

Roteiro pela Europa com os pets

A Europa está repleta de países com atividades ‘pet friendly’, além de estrutura de saúde caso necessário. Pet shops, clínicas veterinárias e locais para banho e tosa também estão presentes em inúmeras cidades turísticas europeias.

1 – Lisboa (Portugal)

Portugal está numa crescente de animais de estimação entre seus moradores desde 2015, o que implica em cada vez mais investimentos neste mercado.

Por isso, os turistas apostam na capital lusitana para serem bem recebidos com seus pets. É possível encontrar diversos hotéis, restaurantes, parques e outras atividades, além de pet shops e serviços de creche, babá e dog walker.

2 – Praga (República Tcheca)

Em Praga, na República Tcheca, existe uma infinidade de hotéis pet friendly, além do próprio governo da cidade manter um site atualizado com a lista de todos os hotéis, air bnbs, clínicas veterinárias, pet shops e atividades pet friendly.

São diversos parques que permitem cães e gatos, alguns exigindo que o animal esteja na coleira, outro com espaços devidamente seguros e fechados para que o animal se divirta livremente.

O site do governo também indica dog walkers e dog sitters, pessoas que passeiam ou cuidam do cão enquanto os tutores estão fora curtindo o roteiro pela cidade de Praga, sem se preocupar com seu cãozinho.

Old Town Square – Westie Matilda
Créditos: Luana Biral
Old Town Square – Westie Matilda

3 – Madri (Espanha)

A capital espanhola é considerada uma das 5 cidades europeias mais pet friendly. São diversas acomodações, restaurantes e atividades pet friendly, além de uma vasta cartela de serviços de creche e babá para os animais.

Assim, os humanos podem conhecer a cidade, ou fazer uma viagem pelas redondezas, sem se preocupar se terá estrutura que receba bem seu cão no destino. Além disso, os cãezinhos se divertem na creche.

4 – Londres (Reino Unido)

Um dos locais que as pessoas mais gostam de viajar com animais de estimação, Londres é considerada a cidade mais pet friendly da Europa. São inúmeros parques com áreas verdes, muito receptivas para os cães.

Além disso, são quase 200 opções de creche e mais de 250 pet shops, sem contar os diversos hotéis e restaurantes pet friendly. Até o metrô de Londres permite que os cães viajem com seus tutores, sendo considerado o melhor transporte público para se utilizar com cães no mundo todo.

Como encontrar locais pet friendly?

Não importa o local da Europa que você esteja viajando com seu pet, é sempre possível encontrar locais pet friendly. Ao buscar por hospedagens, os sites mais conhecidos já possuem o filtro “pet friendly” para selecionar opções que recebem os pets.

Além disso, nas redes sociais é possível encontrar uma diversidade de perfis direcionados para esse tipo de público, com dicas e opções diversas em vários destinos europeus.

Então, gostou das dicas? Já fez as malas do seu pet para te acompanhar na próxima viagem?

Em parceria com eurodemand

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário eurodemand

A Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.