Ball da Leste tem levado a cultura Ballroom para o coração das periferias

Mais do que dança, é um movimento de resistência que oferece oportunidades de expressão artística e profissionalização em dança e moda

Por Agência Fática em parceria com Gabriela Rassy
18/11/2024 09:15

Kiki Casa de Mandacaru nasceu em Pernambuco, em 2016, como um grupo de pesquisa e performance feminina, mas evoluiu para abraçar a diversidade que define a cultura Ballroom. Hoje, guiada por Fênix Zion, pioneire do Ballroom no Nordeste e ativista pelos direitos LGBTQIAPN+, a Casa de Mandacaru é um espaço de acolhimento e celebração para negros, indígenas, LGBTQIAPN+, pessoas vivendo com HIV e comunidades periféricas.

Com raízes nordestinas e forte presença em São Paulo, a casa tem levado a cultura Ballroom — com suas casas, bailes e o voguing — para o coração das periferias, especialmente na Zona Leste. Mais do que dança, é um movimento de resistência que oferece oportunidades de expressão artística e profissionalização em dança e moda.

Projetos como a Residência Artística Ballroom Na Leste e o Circuito Ballroom PositHIVa são iniciativas que rompem barreiras e transformam vidas, inspirando jovens a encontrar força na cultura e na arte. Vem sentir essa energia e fazer parte desse movimento de inclusão e orgulho!


O conteúdo faz parte do projeto Casa de Criatividade.