Semasa lança minicurso online sobre a importância da polinização para sustentabilidade do planeta

O VilaMundo é uma iniciativa do Instituto Acqua, em parceria com a Catraca Livre

Por VilaMundo
16/06/2021 13:53

O processo de polinização é indispensável para a indústria da agricultura e a produção de alimentos, mas os insetos e animais responsáveis por este trabalho estão ameaçados por causa do desmatamento, mudanças climáticas e uso de agrotóxicos. Para falar deste tema tão importante, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) promove neste mês o minicurso inédito “De flor em flor: a importância dos polinizadores”. As inscrições devem ser realizadas pelo link aqui até o dia 28 de junho.

 

Alunos terão acesso a materiais, reportagens, vídeos e artigos que exploram a temática. Foto: Divulgação Prefeitura De Santo André.
Alunos terão acesso a materiais, reportagens, vídeos e artigos que exploram a temática. Foto: Divulgação Prefeitura De Santo André. - Foto: Divulgação Prefeitura De Santo André.

 

A formação, que é online e gratuita, vai abordar como tudo na natureza está interligado e como a redução do número de animais polinizadores pode causar um grande desequilíbrio ambiental e trazer prejuízos econômicos. De acordo com o Relatório Temático sobre Polinização, Polinizadores e Produção de Alimentos no Brasil, desenvolvido pela Plataforma Brasileira de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos, o Brasil abriga grande contingente de polinizadores como as abelhas – inseto mais conhecido por realizar este trabalho na natureza – besouros, borboletas, mariposas, aves, morcegos, entre outros. O documento estima ainda que a contribuição dos polinizadores para a agricultura brasileira tenha sido de R$ 43 bilhões em 2018.

 

Os interessados terão acesso a materiais, reportagens, vídeos e artigos que exploram a temática. Após o início da turma, que ocorre em 29 de junho, o participante tem 15 dias para finalizar o curso. O certificado digital de participação é enviado por e-mail para quem concluir a formação.

 

Realizado pela equipe de Educação Ambiental da autarquia, o pocket curso faz parte do Programa Sensibilizando Olhares, Compartilhando Saberes e também integra o calendário de formações da Escola de Ouro Andreense e a programação especial do Junho Verde, o Mês do Meio Ambiente.

 

#DicaVilaMundo: Quer ficar por dentro de mais iniciativas culturais, sociais e sustentáveis? Siga o Instituto Acqua no Facebook e Instagram