Spray do Bem: artistas urbanos se mobilizam na luta contra o coronavírus
Em busca de formas criativas para mobilizar o meio artístico no combate ao Coronavírus, a Casa Jacarepaguá e a Galeria Crua se unem no lançamento da iniciativa “Spray do Bem”. Diversos artistas de street art pintam latas de spray – seus principais instrumentos de trabalho – e os objetos se tornam obras, que serão vendidas a colecionadores.
Em parceria com a Cruz Vermelha, parte de cada venda é transformada em doações de cestas básicas e kits de higiene para populações de rua, que estão mais expostas e vulneráveis ao Covid-19; e também em auxílio para a classe artística.
Já aderiram a esta iniciativa os artistas Gen Duarte, Fabiano Senk, Feik Frasão, Ciro Schu, Tikka Meszaros, Guiga, Leiga, Leonardo Dogh, Júlio Vieira, Nem, Mônica Barbosa, Leiga, Ricardo Akn, G.G. Sustos, Ondas Mar, Kelly Reis, entre outros.
Os criadores desta mobilização são os galeristas José Brazuna, da Casa Jacarepaguá, e, Gen Duarte, da Galeria Crua. “A gente anda bem agoniado com a situação de quem vive nas ruas, e, vem discutindo diariamente em como – do “cativeiro” – ter ideias criativas para ajudar nesta crise. E, poxa, logo o nosso mercado, que tem seu DNA nas ruas, agora trancado”, comenta Brazuna. “Normalmente o artista de street-art têm uma ligação muito forte com as populações de ruas, fragilizadas”, complementa ele.
“Foi assim que surgiu a ideia da mobilização online, de usar a lata de spray, tão presente em nossa arte de rua. Na quarentena de nossas casas e ateliês, resolvemos pegar este suporte para criar arte como uma forma de movimentar e ajudar quem está vulnerável, nas ruas, que são normalmente os grandes suportes para nós, do Street-art”, complementa Gen Duarte.
As latas “Spray do Bem” serão produzidas ao longo dos próximos 15 dias e serão divulgadas por fotos e vídeos no Instagram das duas galerias. As vendas ficam disponíveis até o fim de abril. Cada lata sai R$ 750 e pode ser parcelada em até 5x.