Vem Pro Baile: Arte na Rua ocupa centro de SP com shows gratuitos
Conectado com a programação da Feira Preta, o evento celebra o Dia da Consciência Negra
- Até de de
- Segunda – Sábado – Domingo
– A partir das 12h - Preço: Gratis
- Local: Largo São Bento
- Rua São Bento – Centro, São Paulo – SP, Brasil
- Mais informações:
- Telefone: (21) 2265-9933
Site: http://www.funarte.gov.br/espaco-cultural/teatro-cacilda-becker/
Em homenagem ao mês da Consciência Negra, o Arte na Rua participa pela primeira vez da programação da Feira Preta nos dias 17, 18 e 19 de novembro. O evento chega junto para somar no debate sobre a estética negra e incentivar o afroempreendedorismo no Brasil. Toda a programação é gratuita.
Em sua 17ª edição, o Arte na Rua apresenta o tema “Vem Pro Baile”, para valorizar gêneros musicais de raízes negras, como samba-rock, rap e samba.
Praça do Patriarca
No sábado, dia 17, a partir das 12h
O público é convidado a conhecer mais sobre um patrimônio cultural imaterial paulista, o samba-rock. Com curadoria do coletivo cultural Samba Rock na Veia, o evento traz apresentação dos jovens músicos da Banda Nova Malandragem abrem o evento, trazendo seu repertório de samba-rock instrumental. Em seguida, ao som do DJ Tarugo, acontece uma oficina de dança com Nando Sagatiba, que possui mais de 17 anos de experiência com o gênero. A DJ Marina Porto também compõe a programação e, para encerrar o primeiro dia, o DJ Estevão 2PAC, na cena musical desde os anos 90, comanda as pick up’s, em um trabalho que combina a vasta vivência no estilo com as novas tendências do mercado musical.
12h – Banda Nova Malandragem
12h30 – DJ Tarugo e oficina de samba rock com Nando Sagatiba
13h20 – DJ Marina Porto
14h – Banda Nova Malandragem e Lupa Mabuze
14h30 – DJ Tarugo
15h30 – DJ Estevão 2Pac
Avenida Paulista
Domingo, dia 18, das 13h às 16h
O Quintal dos Prettos, criado pelos irmãos Magnu Sousá e Maurílio de Oliveira, conduz a tarde musical. Na esquina com a Alameda Ministro Rocha Azevedo, a dupla convida conceituados músicos paulistanos para formar uma roda de samba que toca, initerruptamente, clássicos de Almir Guineto, Leci Brandão, Jorge Aragão, Fundo de Quintal, entre outros.
Largo São Bento
Segunda, dia 19, a partir das 12h
Na véspera do Dia da Consciência Negra, o Arte na Rua celebra os 10 anos do Projeto Hip Hop Mulher. No berço da cultura hip hop no Brasil, artistas mulheres e LGBTQI+ guiam a festa. A partir de 12h, a DJ Shey é a primeira atração da tarde e, logo após, a rapper Sharylaine, considerada uma das precursoras do rap nacional, compartilha suas composições com o público. Da nova geração do rap, a jovem MC Gabi Nyarai marca presença com seu estilo potente e rápido. A bagagem de rapper, ator, cineasta, historiador e fotógrafo se complementam no trabalho do MC Tiely Queen, que expressa seu projeto de misturar groove com letras inclusivas. Inspirada pelo rap nacional, a MC Dory de Oliveira encerra as apresentações do ‘Arte na Rua – Vem Pro Baile’.
12h – DJ Shey
12h30 – MC Sharylaine
13h20 – MC Gabi Nyarai
14h – MC Tiely Queen
15h – MC Dory de Oliveira
15h30 – Dj Shey
Iniciativa da Globo em São Paulo, o Arte na Rua é realizado desde 2014 e já soma mais de 18 edições, 200 apresentações e 490 apresentações. O projeto mostra como o espaço público é o maior e mais democrático de todos os palcos.
Confira a programação completa da Feira Preta: