Novas áreas de preservação ajudam a conservar a natureza do litoral norte de SP

Praia da Barra do Sahy
Praia da Barra do Sahy

O munícipio de São Sebastião, no litoral norte de São Paulo, vai ter mais duas áreas de preservação ambiental: a prefeitura sancionou o projeto que cria uma área de proteção entre as praias da Baleia e da Barra do Sahy, que sofria especulação imobiliária; e, o Arquipélago dos Alcatrazes, que era utilizada para testes de tiro da Marinha, será transformada em parque.

Corredor Ecológico

A área de mais de um milhão de m², entre as famosas praias da Baleia e Barra do Sahy, será transformada em parque e vai ligar regiões de mangue até a Serra do Mar. O projeto impede construções na área demarcada. O próximo objetivo é despoluir o Rio Sahy.

Arquipélago de Alcatrazes
Arquipélago de Alcatrazes

Alcatrazes

Em junho, a Marinha anunciou fim dos exercícios de tiro na ilha principal do arquipélago dos Alcatrazes e apoio à criação de um parque nacional no local. Agora, os militares entraram em acordo com ambientalistas para que o local se transforme em ponto de turismo ecológico.

O projeto depende da aprovação do governo gederal , mas já poderá ser iniciado no começo do ano que vem.

O parque será administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação do Biodiversidade (ICMBio), mas a posse ainda é da Marinha.

A ideia é oferecer roteiros de mergulho esportivo e observação de aves, golfinhos e baleias. O local tem uma biodiversidade única e cerca de 45 espécies, entre fauna e flora, em risco de extinção.

Com informações da Folha e Estado.