Em Buenos Aires, antigo hotel é transformado em Museu das Migrações

Por Rodrigo Borges Delfim, do MigraMundo.

O blog MigraMundo, especializado em migração e política internacional, do jornalista Rodrigo Borges Delfim, visitou o Museo de Migraciones (Museu das Migrações, tradução livre) em Buenos Aires, capital da Argentina.

Vista aérea do Hotel de Inmigrantes, em Buenos Aires
Créditos: Juan Pedro Diez
Vista aérea do Hotel de Inmigrantes, em Buenos Aires

Localizado na zona portuária da cidade, o museu foi construído no antigo Hotel dos Imigrantes, que recebeu as pessoas vindas de outros países entre 1880 e 1953.

No local, também funciona a Divisão Nacional de Estrangeiros, órgão governamental que administra a situação dos estrangeiros na Argentina.

Museu de Migrações

O Museo de Migraciones existe desde 1997 e foi fechado em 2010 para reformas. O local de exposições fica no sexta andar do edifício e oferece uma linha do tempo com a história das migrações na Argentina e no mundo.

Os visitantes podem contemplar imagens, cartas, diários de desembarque, roupas e utensílios dos migrantes que por ali passaram ou hospedaram-se.

Também existe a preocupação de apresentar informações sobre a migração contemporânea. Monitores exibem depoimentos de migrantes de diferentes regiões do mundo.

Leia matéria completa no MigraMundo.