Novo espaço vegan

Em breve os adeptos e simpatizantes a veganismo (movimento que não utiliza carne, nem derivados de animais na alimentação) terão um espaço de manifestação ideológica e artística. O local já existe, inaugurado no último 28 de março, funciona como uma padaria totalmente vegan. O próximo passo será abrir as portas para interessados em promover palestras e outros tipos de atividades culturais ligadas ao movimento.

Única no Brasil, e segundo a proprietária Laura Kim Barbosa, é também a primeira no mundo, a “Padaria 100% Vegan” fica localizada na rua Fernando Albuquerque, próxima a rua Augusta. A região foi escolhida por abrigar outros pontos semelhantes, como a sorveteria Soroko, o restaurante Vegacy e lojas do ramo na rua 24 de Maio. Na fachada a placa indica “Padaria Vegetariana”. “Meu namorado colocou vegetariana para que as pessoas que passam na rua possam entender”, explica.

Laura é adepta ao veganismo desde 2003

Ex-funcionária pública e cabeleireira, Laura aderiu ao veganismo em 2003 depois de ler um livreto sobre o assunto. Começou então a promover almoços com o dinheiro do próprio bolso, chegou até a organizar eventos como esse dentro do programa Escola da Família. “Nunca tive a intenção de abrir um negócio. Mas, em dezembro tive a ideia e resolvi tentar”, diz.

Parece que a padaria deu certo, em pouco tempo que fiquei lá dentro muitos clientes entraram e demonstraram gostar do ambiente. Os preços são em conta, pois a proposta é que seja um local de ativismo auto-sustentável. Laura conta que até a padeira que comia carne já parou, talvez esse seja um sinal de que as pessoas estejam realmente aderindo a filosofia do local.