Matisse fica em cartaz até esta segunda, 2, na Pinacoteca

Por: Redação

A Pinacoteca do Estado de São Paulo apresenta, pela primeira vez no Brasil, exposição com cerca de 80 obras entre pinturas, esculturas, desenhos, fotos, documentos e livros ilustrados de Henri Emile Benoit Matisse.

A exposição pretende explorar o processo criativo do artista, propondo um percurso retrospectivo que aborda os temas fundamentais da sua trajetória: a cor, a linha, o arabesco e o espaço. Para Matisse, esses elementos eram uma síntese e nenhum deles destaca-se separadamente, mas formam um todo.

A mostra também será acompanhada por trabalhos de cinco artistas da cena francesa contemporânea que dialogam ativamente com o universo matissiano, seja na utilização da linha e da cor, ou em relação ao tratamento espacial da pintura. São eles: Cécile Bart, Christophe Cuzin, Frédérique Lucien, Pierre Mabille e Philippe Richard.

Além das obras de Matisse, a exposição será acompanhada por trabalhos de cinco artistas da cena francesa contemporânea que dialogam com a obra do artista. Com curadoria de Emilie Ovaere, curadora adjunta do Musée Matisse, e assistência de Regina Teixeira de Barros, do corpo técnico da Pinacoteca do Estado.

Esta exposição faz parte das comemorações do Ano da França no Brasil, organizado, no Brasil, pelo Comissariado Geral Brasileiro, e pelos Ministérios da Cultura e das Relações Exteriores. Na França, pelo Comissariado Geral Francês, pelos Ministérios das Relações Exteriores e Européias e da Cultura e da Comunicação, e por CulturesFrance. Exposição realizada com o apoio excepcional da Biblioteca Nacional da França.

Veja o que você vai encontrar na mostra: Créditos: Sucession H. Matisse

[issuu layout=http%3A%2F%2Fskin.issuu.com%2Fv%2Fcolor%2Flayout.xml backgroundcolor=FFFFFF showflipbtn=true autoflip=true autofliptime=6000 documentid=090827140505-875fa343541946c383552f46122d185d docname=foto_matisse username=catracalivre loadinginfotext=Revista%20Catraca%20Livre%20-%20Matisse showhtmllink=true tag=revista width=420 height=292 unit=px]

Por Redação