O surrealismo de Max Ernst no Masp

Até o dia 28 de julho a mostra “Max Ernst – Uma semana de bondade”.  A exposição traz 184 colagens originais nunca antes vistas pelo público. Terceiro romance-colagem de Ernst, “Uma semana de bondade” foi criada em 1933 – no auge do movimento surrealista -, durante uma viagem de três semanas à Itália. A entrada é Catraca Livre às terças-feiras.

divugação
Mostra fica em cartaz até julho

A coleção é divida pelos dias da semana e deu origem a cinco livros lançados em 1934 (os três últimos dias – “Quinta-feira”, “Sexta e Sábado” – reunidos em um único por não ter a coleção alcançado as expectativas comercias).

A “Quinta-feira”, por exemplo, é subdividida em O riso do galo, que conta com 16 colagens, e A Ilha de Páscoa, formada por outras dez.

Ambas sob o elemento “Escuridão” abordam as diferentes formas de poder: na primeira, o galo gaulês, símbolo do estado francês, é presente em todas as imagens, inclusive como parte do corpo dos protagonistas da cena.

____________

“Luise Weiss- Passagens e Memórias” também no Masp

____________

Max Ernst, ao lado de Picasso, fez parte de alguns dos grupos e movimentos de vanguarda mais importantes do século 20. Dadaísta e surrealista, usa da sensibilidade e do senso de humor de suas obras.

Saiba mais sobre o surrealismo

Confira o que poderá ser visto durante a mostra

[issuu layout=http%3A%2F%2Fskin.issuu.com%2Fv%2Fcolor%2Flayout.xml backgroundcolor=FFFFFF showflipbtn=true autoflip=true autofliptime=6000 documentid=100420160425-277ecc2b3e534dc8bb7923c481ba618b docname=revista_marxi username=catracalivre loadinginfotext=Revista%20Catraca width=420 height=292 unit=px]

Por Redação