Pré-estreias gratuitas de cinema

“Divirta-se em São Paulo sem pagar nada ou pagando muito pouco”, é a chamada anunciada na capa do Guia Catraca Livre. Parceria do site Catraca Livre com o Grupo Votorantim, o livro será lançado no Itau Cultural em semana marcada por apresentações culturais e pelo lançamento do projeto Palco Digital – programa da internet de criação de blogs alimentados com textos produzidos por alunos entre 12 e 18 anos com a supervisão de professores.

divulgação
Lançamento do Guia será dia 1º

“Queremos que o jovem de São Paulo se aproprie destes lugares, explore a cidade e conheça outras regiões, além de seu bairro com opções acessíveis”, explica Alessandra Trindade, coordenadora do projeto do Guia Catraca Livre.

Feito para durar e com tamanho que ajuda a ser carregado com facilidade na mochila com (20,5 cm x 13cm), capa dura e impressão caprichada, o guia traz informações para localizar todos os pontos culturais da cidade que oferecem uma programação gratuita ou com preços populares.

Os locais indicados são separados por temas – música, cinema, teatro, dança, arte, leitura, passeios, cursos e oficinas –, dividido, cada um, nas cinco regiões da cidade: Centro, Zona Sul, Zona Norte, Zona Oeste e Zona Leste. Além do endereço, telefone e site, o guia traz fotografias, curiosidades sobre a história dos lugares indicados e informações de acessibilidade, como proximidade com estações de Metrô ou pontos de Ônibus.

A tiragem de 40 mil exemplares será distribuída gratuitamente em pontos estratégicos da capital, como escolas e organizações não governamentais, com o intuito de chegar aos jovens, principalmente nas regiões periféricas da cidade.

Lançamento duplo durante semana cultural
O lançamento do Guia Catraca Livre, inspirado no site de mesmo nome, e do Palco Digital, às 19h, do dia 1º de junho no Itaú Cultural marca, também, a comemoração de dois anos do site Catraca Livre; nove do Instituto Faça Parte; e treze da Cidade Escola Aprendiz. Organizações, que junto ao Itaú Cultural e com o apoio dos ministérios da Educação e da Cultura, são parceiras na criação do projeto Palco Digital.

Iniciado em São Paulo, o projeto estimula alunos a desenvolverem blogs como uma experiência de aprendizagem. Cada escola inscrita em www.facaparte.org.br/palcodigital cria o seu próprio blog e posta informações sobre as atividades culturais gratuitas que estão sendo realizadas em torno de sua comunidade. Deste modo, cria-se na juventude o hábito de consumir bens culturais e se estimula a troca de informações educativas entre todas as escolas, cada qual com a sua linguagem e a sua realidade.

Os dois lançamentos são seguidos por uma semana de eventos culturais. Até o dia 6, será realizada programação no Instituto com apresentação de teatro, cinema, shows de música, oficinas e debates.

Confira a programação

Terça, 1º

19h: Lançamento do Palco Digital e Guia Catraca Livre

Quarta, 2

17h30: Oficina Elaboração de Projetos de Democratização Cultural (ingressos devem ser retirados meia hora antes no local)

20h: Espetáculo do Pombas Urbanas

Quinta, 3

17h30: Exibição de Eu Fiz Querô e debate com atores do filme (ingressos devem ser retirados meia horas antes no local)

20h:  Show Tulipa Ruiz

247 lugares: ingressos distribuídos com meia hora de antecedência

Sexta, 4

17h30: Oficina Elaboração de Projetos de Democratização Cultural (ingressos devem ser retirados meia hora antes no local)

20h: Show Sandália de Prata

Sábado, 5

17h30: Pré-estreia 5x Favela, seguida de debate com Cacá Diegues e produtores do filme (ingressos devem ser retirados meia hora antes no local)

Domingo, 6

17h30: Exibição: As Melhores Coisas do Mundo seguida de debate com Laís Bodanzky (ingressos devem ser retirados meia hora antes no local)

Por Redação