Masp reúne coros da Emesp, Osesp e Voz Ativa Madrigal

Dia 19 de setembro, às 16h, acontece no Museu de Arte de São Paulo (Masp) uma realização inédita do Coral Jovem do Estado que se apresenta juntamente com os dois principais grupos vocais brasileiros, o Coro Juvenil da Osesp e o Voz Ativa Madrigal.

A ideia é retomar a época áurea dos Encontros de Coros em São Paulo (década de 70 e início dos anos 80), com o objetivo de proporcionar ao público e aos jovens cantores uma oportunidade para a troca de experiências e sonoridades.

Para o evento, o repertório escolhido inclui peças da renascença, como “Ave Maria” e “O Magnum Mysterium”, de Tomas Luis de Victoria. Além disso, será possível apreciar “In Monte Oliveti”, do Padre José Mauricio Nunes Garcia, o mais importante compositor brasileiro do período colonial.

No ano em que se comemora o bicentenário de Robert Schumann, o compositor alemão é homenageado pelo Coral Jovem do Estado com o seguinte ciclo de canções: Der Schmied, Op. 145, nº 1, Jägerlied, Op. 59, nº 3 e Zigeunerleben, Op. 29, nº 3. O grupo comemora ainda os 80 anos de Edmundo Villani Côrtes, com Frevo Fugato.

Já o Coro Juvenil da Osesp terá como regente Paulo Celso Moura. A pianista romena Dana Radu participa da apresentação. No programa, obras de Gabriel Fauré, Randall Thompson, R.Murray Schafer, Caetano Veloso, entre outros.

O Voz Ativa Madrigal, sob direção e a regência de Ricardo Barbosa, completa o repertório do evento com composições de Camargo Guarnieri, Celso Mojola, Robson Cavalcante e um trecho dedicado a obras do gênero norte-americano negro spiritual. A escolha vai de à primeira fase do projeto Musica Preta, em que objetivo o grupo pesquisa e registra músicas afro-descendentes dos cinco continentes.

Por Redação