De Giancarlo Mecarelli para Jorge Amado e as mulheres negras

Exposição na Panamericana Escola de Arte e Design reúne trabalhos do fotógrafo italiano Giancarlo Mecarelli; imagens dialogam com obras do escritor baiano

A beleza das mulheres é tema recorrente nas obras literárias, pinturas, cinema e outras formas de arte. Essa admiração, que transcende a estética e se mistura à sensibilidade e força contida no universo feminino, inspirou as obras do escritor baiano Jorge Amado. No ano em que seu centenário é lembrado com acatamento, a série imagens criada por um fotógrafo italiano presta homenagem ao retratar o encanto da mulher negra junto a pedaços dos escritos de Amado.

Giancarlo Mecarelli terá seus trabalhos expostos na Panamericana Escola de Arte e Design, de 14 de agosto a 6 de setembro, com entrada Catraca Livre. O fotógrafo trabalhou como ilustrador em agências de São Paulo até assumir o cargo de diretor de arte, entre as décadas de 1970 e 1980.

Beleza Afro-brasileira é uma reedição da mostra exibida em 2006, durante a FLIP. Nela, imagens de mulheres que pela primeira vez posaram para as lentes de Mecarelli. As fotos ganham mais significado ao serem colocadas próximas a trechos de obras de Jorge Amado. Neste instante, literatura e fotografia dividem o mesmo espaço, assim como o mesmo propósito: o apreço pelas beldades nacionais.

Por Redação