Quais cidadãos conseguem transformar a cidade?

Chut é psicólogo acupuntor e promove,  voluntáriamente, plantios de árvores e atividades de educação ambiental por toda a cidade

Com 32.15% do júri popular, Alexandre Chut é o Cidadão Sustentável 2012.  Chut concorreu pela categoria “Intervenção Urbana” e  já é o vencedor dela.  O prêmio Cidadão Sustentável – feito em parceria entre o Catraca Livre e a Rede Nossa São Paulo –  surgiu com a ideia de, em tempos de eleições, discutir como é possível encontrar personagens que mudam a cidade de forma produtiva.

A premiação aos ganhadores, aliás, acontecerá no próximo dia 18, no Itaú Cultural, a partir das 19h30. E, nesta mesma data, o júri vai anunciar quem também escolheu como Cidadão Sustentável 2012. São eles: Carlos Tramontina, Fabíola Cidral, Jorge Wilheim e Ladislau Dowbor. Durante o encontro Fabíola Cidral vai entrevistar o vencedor de cada categoria.

O ganhador realiza trabalho voluntário há 26 anos, onde vem plantando árvores em diversas cidades e áreas rurais em mais de 16 países. Já ultrapassou a quantidade de 2 milhões e duzentas mil árvores em plantios administrados por ele. Criou o Instituto Plant+Ar com foco na Educação Ambiental e em Plantios através de Mutirões em centenas de parcerias com as diversas comunidades paulistanas e gestões públicas.

Coordenou a primeira equipe para plantar árvores na Marginal Pinheiros resultando no Projeto Pomar.  Foi responsável pela coordenação de alguns dos Programas da Secretaria do Verde e Meio Ambiente em São Paulo com o objetivo de arborizar, permeabilizar as calçadas e de educação ambiental seguindo o mesmo tema.
Criou dezenas de programas de Educação Ambiental tanto no Brasil quanto no exterior. Preserva duas reservas ecológicas, entre rios, nascentes e florestas há mais de 19 anos na Serra da Mantiqueira.

O Catraca Livre e a Rede Nossa São Paulo parabeniza a todos os candidatos que foram mencionados nesta pesquisa, bem como os vencedores de cada categoria. A premiação aos ganhadores, aliás, acontecerá no próximo dia 18, no Itaú Cultural, a partir das 19h30.

Veja também quem foram os vencedores de cada categoria:

Intervenção Urbana: Alexandre Chut
Meio Ambiente: André Palhano
Inclusão Social: Padre Rosalvino Morán Viñayo
Educação: Erika Pampolin
Saúde, Bem-Estar, Esporte: Roberto Kikawa
Cultura: Sérgio Vaz
Tecnologia e Comunicação: Carlos Souza
Democracia Participativa: Luciano Santos

Por Redação