Exposição ‘Histórias da ecologia’
Nova exposição no MASP reúne mais de 200 obras de 28 países e propõe reflexões sobre ecologia, crise climática e saberes - na mesma pegada do Monet! Veja:
O recém-inaugurado edifício do MASP, o Pietro Maria Bardi, recebe uma nova exposição! ‘Histórias da ecologia’ ocupa TODOS os andares expositivos, do 2º ao 6º, e agita a Avenida Paulista de 4 de setembro a 1º de fevereiro. A entrada é gratuita às terças e sextas!
A mostra fala sobre ecologia — ou seja, as relações entre os seres vivos no mundo: animais, plantas, humanos, rios, fungos… tudo conectado, sem hierarquia.
O tema dá continuidade à exposição ‘A Ecologia de Monet’, que trazia a questão a partir do olhar do artista francês Claude Monet.
Agora, essa nova mostra amplia a conversa com uma abordagem mais diversa, global e profunda. São mais de 200 obras, feitas por artistas, ativistas e até movimentos sociais de 28 países. Tem trabalhos do Japão, Nova Zelândia, Turquia e muiiito mais!
‘Histórias da ecologia’ vai te fazer pensar sobre a crise climática, o papel do ser humano na vida natural e social, as visões indígenas e afrodiaspóricas, espiritualidade, migração… É um passeio pelo passado e pelo futuro!
A exposição é dividida em cinco núcleos temáticos, que seguem uma espécie de linha do tempo da ecologia: Teia da vida; Geografias do tempo; Vir-a-ser; Territórios, migrações e fronteiras; e Habitar o clima.
“Histórias da ecologia transita entre diferentes saberes: o geológico, o biográfico, o ancestral, o espiritual, o comunitário, o local, o planetário. Essas intersecções ampliam a visão sobre o que está em jogo na atual crise climática — não como um evento isolado, mas enraizado em estruturas coloniais e patriarcais que condicionam os modos de habitar o planeta”, afirma Isabella Rjeille, uma das curadoras.
Ah! A lojinha do MASP também entra no clima com produtinhos especiais :)
Sobre a Exposição ‘Histórias da ecologia’:
Quanto custa?
R$ 75 (inteira); R$ 37 (meia-entrada) | Terças grátis (o dia inteiro) e sextas grátis das 18h às 20h30
Datas e horários
De 04/09/2025 a 01/02/2026 (Terça, Quarta, Quinta, Sexta, Sábado, Domingo)
Horário: Terça das 10h às 20h | Quarta e quinta das 10h às 18h | Sexta das 10h às 21h | Sábado e domingo das 10h às 18h
Acessibilidade
Local acessível para cadeirantes
Áudio descrição disponível
Intérprete de Libras