Catraca Livre é vencedor do Prêmio Jovem Brasileiro pela 2ª vez

Informar

8 causas que o Catraca Livre tem orgulho de apoiar

Por: Redação | Comunicar erro

Há oito anos, um site que nasceu em uma pequena casa da Vila Madalena, bairro boêmio de São Paulo (SP), vem espalhando exemplos de gentilezas urbanas, cursos gratuitos, eventos culturais incríveis e muitas outras ações inspiradoras em todo Brasil.

O Catraca Livre comemora, nesse mês de agosto, 8 anos de idade. E, nesta data, paramos para refletir sobre 8 causas que temos o maior orgulho de apoiar. Dá uma conferida.

1. Defesa das minorias sociais

Não é novidade que o Catraca Livre apoia e defende os direitos às chamadas minorias sociais. Negros, mulheres, LGBTs, pessoas de diversas religiões, refugiados, enfim. Todos têm espaço no Catraca. Alguns projetos que desenvolvemos ao longo desses 8 anos comprovam que diversidade é palavra de ordem em nossa linha editorial.

Relembre algumas de nossas ações e campanhas sobre a temática:

2. Direitos dos Animais

Nos importamos tanto com os direitos dos animais, que resolvemos criar uma editoria. Em Mundo Animal você encontra diversas notícias com iniciativas comoventes em prol deles, além de dicas, cuidados, aplicativos, eventos, adoção de bichos de estimação e muito mais.

3. Gentileza gera Gentileza

Talvez um dos assuntos mais compartilhados nas redes sociais. Ações que motivam gentilezas entre as pessoas são e devem ser cada vez mais estimuladas. Veja alguns exemplos publicados por nós:

4. Mobilidade urbana

Para uma cidade fluir, é necessário que o uso de automóveis diminua. Portanto, o Catraca Livre incentiva os leitores a sempre considerarem os meios de transporte alternativo em suas rotinas. E isso ficou bem claro em nossas publicações.

5. Incentivo à cultura

Há 8 anos, o Catraca Livre nasceu para noticiar os eventos culturais gratuitos de São Paulo. Deu tão certo que hoje cobrimos oito capitais brasileiras: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Porto Alegre, Recife e Salvador. Divulgamos eventos gratuitos ou bem baratinhos de cada uma dessas cidades, nos tornando um dos maiores portais que incentivam a cultura local.

Você pode acessar nossa Agenda Cultural e ficar por dentro dos eventos mais próximos a você.

6. Incentivo à educação

Educação é palavra de ordem no Catraca Livre. Ajudar a construir uma sociedade mais instruída e civilizada é uma de nossas missões. Divulgamos, constantemente, cursos gratuitos, possibilidades mais baratas de intercâmbio e muito mais. Aprender sem gastar é sempre uma boa ideia.

Relembre duas ações de sucesso relacionadas à educação e confira aqui centenas de cursos gratuitos:

7. Ocupação do Espaço Público

O Catraca Livre é um grande incentivador à ocupação do espaço público. A rua é sua, e ela precisa ser usada e compartilhada por todos. Um exemplo disso é nossa divulgação maciça das viradas culturais que começaram a se espalhar pelo Brasil após o sucesso das edições de São Paulo.

No vídeo abaixo você pode conferir um pouco da série “As coisas mais criativas do mundo”, com apresentação de Gilberto Dimenstein, que fala, dentre outros assuntos, sobre a questão da ocupação urbana.

8. Pluralidade de ideias

No Catraca Livre, todas as ideias que contribuam para a construção de uma sociedade mais justa, igualitária e inclusiva são bem-vindas. Em nossas publicações, buscamos instigar nosso leitor a refletir e questionar-se.

Em uma de nossas mais promissoras empreitadas, iremos entrevistar os candidatos à Prefeitura de São Paulo, em uma parceria com o Facebook Brasil, trazendo à tona as questões que debatemos tanto em nosso dia a dia: o empoderamento das cidades.

Compartilhe: