Change.org e Catraca Livre fazem parceria para empoderar leitores
Empoderamento é a missão em comum do portal Catraca Livre e da plataforma de abaixo-assinados Change.org. Por isso, há mais de um ano, os dois sites trabalham em conjunto para transformar a relação de seus leitores e usuários com o poder: as histórias de pessoas que criam petições viram notícia e, ao mesmo tempo, esta visibilidade pressiona governos e grandes empresas para fazerem a transformação que elas desejam. Agora, esta parceria lança uma nova ferramenta: seguidores do Catraca poderão fazer abaixo-assinados na Change.org a partir das matérias que leem no portal e liderar mobilizações sobre os temas que consideram importantes. As petições criadas pelos leitores estarão numa página especial, construída para a parceria: www.change.org/CatracaLivre.
Já houve muitos casos em que o Catraca Livre ajudou um abaixo-assinado a vencer. Uma reportagem, por exemplo, fez a companhia aérea Gol atender o pedido da psicóloga Mônica Mastrantonio. Mônica conseguiu mais de 30 mil assinaturas num abaixo-assinado para que passageiros com Alzheimer contassem com um acompanhante nos voos. Para a sua mãe Maria Lúcia, que tem a doença, era praticamente impossível voar sozinha de Londrina, onde mora, para São Paulo, onde faz tratamento.
Já a história da bailarina Ísis Oliveira é mais surpreendente. Após uma petição pedindo um lar para cachorros desalojados por causa da obra de um hospital – que mereceu cobertura do Catraca –, ela recebeu uma ligação do próprio prefeito de São Paulo Fernando Haddad. “Tomei um susto, mas me concentrei e a situação dos cães foi resolvida”, comemora.
Além de acessar diretamente o movimento na Change.org, leitores poderão criar seus abaixo-assinados a partir de banners em destaque no Catraca Livre. Para fazer petições com mais chance de serem vitoriosas, eles encontram dicas e orientações nos tutoriais da Change.org, um material inédito no Brasil: www.comousarachange.org. As mobilizações dos leitores também podem virar matérias no portal.
“A parceria dá muito certo e sentimos isso pelas conversas que os abaixo-assinados geram. Quando sai no Catraca, a mobilização é alavancada. Tenho certeza que mais gente vai se mobilizar a partir dessa nova ferramenta”, diz Lucas Pretti, diretor-geral da Change.org no Brasil.