As melhores coxinhas do Rio: saiba onde degustar esse quitute mara!
E com uma cervejinha gelada então? Hummmmmmmmmm!!!!
Coxinha de frango com catupiry, de costela, de carne de porco, de chocolate e até de jaca. Todo bom brasileiro é alucinado por esse quitute dos deuses e a nossa criatividade para inventar novos sabores é infinita! Mas quais são as melhores coxinhas do Rio?
Preparamos esta listona de dar água na boca com algumas opções de restaurantes e bares onde você pode encontrar essas delícias. Agora é só montar seu roteiro ou simplesmente provar TODAS!!!
SANTA TERESA: GASTRONOMIA E ARTE NO BAIRRO MAIS ANTIGO DO RJ
- Coxinha é o aperitivo mais amado pelos brasileiros de acordo com o TasteAtlas
- 7 lugares para comer um bom sanduíche em São Paulo
- 10 passeios ao ar livre no Rio de Janeiro para ir de metrô
- Guia Toddynho: 7 restaurantes em SP com experiências lúdicas para você curtir em família
-
Bar da Gema
Seu rolé começa no Bar da Gema, um casarão na Tijuca que serve essa explosão de sabores apenas às terças-feiras, quando também é possível degustar um delicioso rissole de camarão. Com uma massa de respeito e um recheio generoso e bem temperado, a coxinha de frango foi eleita em 2019 a melhor da Cidade Maravilhosa pelo prêmio VEJA Comer & Beber. Logo na entrada desse autêntico botequim, os visitantes são recebidos por um simpático graffiti de Jesus negro e sorridente, feito pelo artista Marcelo Eco.
Onde? Bar da Gema – Rua Barão de Mesquita, 615, Tijuca
Quando? de terça a sexta, das 17h às 23h59, aos sábados, das 12h às 23h59 e aos domingos, das 12h às 18h
-
Cobre Humaitá
Gosta de costela? Então, você não pode deixar de provar a coxinha recheada com costela e catupiry do restaurante Cobre, em Humaitá. O petisco é servido com molho barbecue para completar essa mistura de sabores. Além desse quitute DI-VI-NO, a casa é especializada em pizzas com massa de longa fermentação, lanches e outros petiscos de boteco. A Gin&Tônica e outros drinks especiais também são destaques.
Onde? Cobre – Rua Visconde de Caravelas, 149, Humaitá
Quando? De terça a domingo, das 18h à 1h
-
Bar da Frente
Se você gosta de uma iguaria meio ogra, não pode deixar de visitar o Bar da Frente, na Praça da Bandeira. O boteco serve um fondue de coxinha! Sim, é isso mesmo que você leu! O petisco vem em uma porção com oito unidades e é acompanhado por creme de queijo. Outras versões desse prato também fazem sucesso, como o Porquinho de Quimono (um rolinho-primavera com carne de porco) e o Fofinho de Camarão (um camarão empanado).
Onde? Bar da Frente – Rua Barão de Iguatemi, 388, Praça da Bandeira
Quando? De terça a sábado, das 12h às 22h, e aos domingos, das 12h às 16h
-
Bar Kalango
Quer gastar mais um pouquinho e provar uma coxinha feita pelas mãos de chefes renomad@s? Então, a dica é o Bar Kalango, comandado por Kátia Barbosa e Emerson Pedrosa, que são especialistas em gastronomia brasileira. As coxinhas são tradicionais e bem crocantes. Lá você também encontra pratos refinados com ingredientes típicos da cozinha do Sertão, como galinhada, escondidinho de sobrepaleta suína e rabada com angú e agrião.
Onde? Bar Kalango – Rua Joaquim Palhares 513 loja C (entrada pela Rua São Valentim), Praça da Bandeira
Quando? De sábado a quinta, das 12h às 17h, e às sextas, das 12h às 22h
-
Booze Bar
Muito, muito e muito recheio! É isso que você pode esperar das coxinhas sem massa do Booze Bar, na Lapa. Esse lugar super descolado serve o quitute ultra-recheado com frango, costela, pernil, salmão ou palmito. Na casa, aberta em 2015, ainda vale provar o chop artesanal com várias opções de cervejarias cariocas. Outro drink que se destaca no menu é o fake beer, preparado com uma mistura de vodca, xarope de cará, limão e espuma de gengibre.
Onde? Booze Bar – Avenida Mem de Sá, 63, Lapa
Quando? De segunda a quinta, das 17h à 1h, e às sextas e aos sábados, das 17h às 3h
-
Casa Porto
A coxinha de pernil sem massa empanada na panko é a pedida da Casa Porto, na Saúde. O restaurante também oferece outros quitutes de dar água na boca, como o bolinho de feijão tropeiro, o croquete de rabada empanado no fubá e costelinhas de porco assadas, além de pratos bem apetitosos servidos no almoço e na janta.
Onde? Casa Porto – Largo de São Francisco da Prainha, 4, Saúde
Quando? De segunda a sexta, das 12h ás 23h, e aos sábados e domingos, das 12h às 19h
-
Cine Botequim
Já ouviu falar em Coxinha à Parmiegiana? E de Fricassé de Coxinha? No Cine Botequim, no Centro, você encontra essas e outras opções diferentonas. O bar, que mistura os universos da gastronomia e do cinema, tem ainda espetinho de coxinha, coxinha do amor (tipo maçã do amor, sabe?), coxinha de brigadeiro com morango, coxinha de siri e até o kibe-coxinha (pode isso, produção?). E para os vegetarianos ainda tem coxinha de milho. Vale conferir!
Onde? Cine Botequim – Rua Conselheiro Saraiva, 39, Centro
Quando? De segunda a sexta, das 11h30 às 23h30
-
Porco Amigo Bar
O restaurante Porco Amigo Bar, em Botafogo, serve uma deliciosa porção de coxinhas de paleta de porco com um potinho de creme de queijo (com quatro unidades). No estabelecimento, você ainda encontra outras gostosuras que têm como ingrediente principal esse tipo de carne, como a costela suína glaceada com molho da casa defumado e farofa crocante, bochecha suína cozida lentamente na cerveja com purê de maça verde e hambúrguer de panceta.
Onde? Porco Amigo Bar – Rua São Manoel, 43, Botafogo
Quando? De terça à domingo, das 12h às 23h59
-
BÔNUS de coxinha passando na sua tela: Açougue Vegano
Achou que os veganos ficariam de fora da lista das melhores coxinhas do RJ? Ledo engano. As coxinhas de espinafre e jaca do Açougue Vegano são uma delícia para quem não come carne, mas sente falta dessa paixão nacional. A casa serve outras iguarias, como hambúrguer, kafta e bolinhos de shitake, feijoada e hot-vegan (a versão vegana para o hotdog).
Onde? Rua Prudente de Morais, 167 B – Ipanema | Mercado dos Produtores – Shopping UpTown – avenida Ayrton Senna 5500, Barra da Tijuca
Quando? Terça-feira a domingo das 10h às 20h
Saiba como curtir a vida cultural da Cidade Maravilhosa: