Blocos diferentões para você curtir muito o Carnaval no RJ

Dos nerds aos cinéfilos, ninguém vai ficar parado!

Você já está aproveitando o Carnaval no RJ? As ruas já estão em polvorosa e não faltam atrações bacanas para você se jogar na purpurina. Se está afim de experimentar algo novo, se liga na listinha de blocos diferentões que a Catraca Livre preparou para você.

A Pochete, tá ok? O Glitter, tá ok? Tatuagem temporária, tá ok? Fantasia, tá ok? Então brota lá nos bloquinhos que fogem do tradicional do Carnaval, mas são muito divertidos.

  • Põe na Quentinha?
Bloco Põe na Quentinha
Crédito: @poenaquentinha / FacebookFoliões no cortejo parado do Bloco Põe na Quentinha, em Copacabana

Carnaval é uma maratona, principalmente no Rio de Janeiro. São vários dias de folia com blocos e mais blocos. E como todo bom maratonista, é preciso não descuidar da alimentação. Foi pensando no folião faminto que o Põe na Quentinha? surgiu com um dos blocos diferentões do Carnaval no RJ. A atração é a melhor união de samba e gastronomia no carnaval.

Em 2020, o enredo do bloco é “Alfredinho e Tia Vavá, Não deixam o boteco fechar”, uma homenagem à memória de dois ícones da gastronomia de bares da cidade do Rio. Alfredinho, do Bip Bip, figura emblemática do samba e da boemia carioca e Valéria Rezende, a Tia Vavá, do Bar da Frente.

Dia 15 de fevereiro, as baterias da banda e as cozinhas dos restaurantes participantes da feira gastronômica fervem a partir das 13h na Praça do Lido, em Copacabana. O cortejo do Põe na Quentinha é do tipo parado, que não sai do lugar. Todos são bem vindos: famílias, pets, turistas e foliões do bairro.

      • Blocobuster

Você prefere Carnaval ou cinema? Calma, não precisa escolher entre os dois, o pessoal do Blocobuster conseguiu unir esses dois mundos. O nome do bloco te pareceu familiar? A gente explica, eles brincam com a palavra em inglês ‘blockbuster’, que quer dizer um filme de grande sucesso. Além disso, Blockbuster era o nome de uma antiga locadora de vídeos.

A idéia do bloquinho é tocar trilhas sonoras de filmes, séries e novelas, nacionais e internacionais. Clássicos em ritmo de carnaval, como “Ghostbusters”; “Eye of the Tiger”; “Footlose”; “La Bamba”; “Tropa de Elite”; “Tieta”; “É o Amor”; “Noite Preta” (Novela Vamp); “Me Chama Que Eu Vou” (Novela Rainha da Sucata); “Pedras que Cantam” (Novela Pedra Sobre Pedra) e muitos outros.

O Blocobuster toca dia 15 de fevereiro, na Praça Almirante Júlio de Noronha, Leme, a partir das 8h. Separa a fantasia, deixa tudo no esquema porque é cair da cama direto para o bloco.

  • Marcha Nerd

Se você quer tirar aquela fantasia de super-herói do armário, mas perdeu o desfile do Desliga da Justiça, não se preocupe. Está na hora de você conhecer o Marcha Nerd.

No carnaval carioca tem espaço até para quem não é fã da festa. O Marcha Nerd é um dos blocos diferentões do RJ: nasceu com o objetivo de fazer a comunidade nerd ter o seu espaço na folia. Os organizadores convidam os foliões a se fantasiarem de seus personagens preferidos, o famoso Cosplay.

A animação é garantida pela bateria do Mestre Pedro Prata e os cantores Clara Salim e Bruno Dias. As batidas do carnaval se misturam com trilhas sonoras de séries, filmes e animes dos anos 80 e 90. Prepare-se para clássicos do He-man, Jiraya, Pokémon, Dragon Ball, Naruto, One Piece e Fairy Tail, além das trilhas dos games Zelda e Super Mario Bros.

O Bloco Marcha Nerd se concentra na Praça Xavier de Brito, também conhecida como a Praça dos Cavalinhos da Tijuca, a partir das 14h, no dia 23 de fevereiro.

  • Toca Rauuul e Exagerado

Agora, se a sua pegada é Rock and Roll, não tem porque se preocupar: o Rio também tem blocos com essa temática. O Toca Rauuul e o Exagerado dividem e agitam a Praça Tiradentes no dia 23 de fevereiro, a partir das 12h.

CARNAVAL EM FAMÍLIA: SAIBA ONDE CURTIR BLOCOS INFANTIS NO RJ

O Exagerado se apresenta primeiro, às 14h. Este é o 5° carnaval do bloco. Em 2020, o desfile é especial, já que este ano completam-se 30 anos sem o poeta Cazuza. A bateria traz os sucessos do cantor em versões que passam por samba, baião, maracatu, funk, frevo e rock. O tema do bloco este ano é #Exagerado35anos, um tributo aos 35 anos do lançamento deste hino, que dá nome ao bloco.

Já o Toca Rauuul se apresenta a partir das 16h. E, como o nome já diz, é uma homenagem ao eterno maluco beleza Raul Seixas. O repertório atravessa todas as fases da carreira do cantor em releituras de carnaval, mas sem perder a pegada rock and roll. Mas o mais esperado pelo público são os figurinos, a cenografia e os efeitos visuais que o pessoal do bloco prepara.

Gostou dessa listinha de blocos diferentões no Carnaval RJ? Então aproveita e se liga na programação completa dos bloquinhos!

Em parceria com Agência Fática

A Fática é uma agência de comunicação especializada em produzir conteúdos sobre cultura em suas diferentes linguagens.