Cinco parques naturais de SP vão ser abertos ao público neste verão

Todos só podiam ser visitados com agendamento prévio. E agora é só chegar e curtir (com muito respeito aos bichinhos, obrigado!)

Segunda - Terça - Quarta - Quinta - Sábado - Domingo

Das 8h às 17h

Recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência não informados pelo próprio organizador do evento

Grátis

Neste verão, a Prefeitura de São Paulo vai abrir ao público cinco parques naturais dentro da cidade para todo mundo fazer trilhas pela mata e cruzar com animais típicos dos santuários de mata virgem da cidade, além de curtir um pouco mais de verde no meio do cinza rotineiro da metrópole.

Os parque são reservas naturais ambientais municipais e quatro deles estão no extremo sul do Município, enquanto um deles está na ZL. Todos até agora só podiam ser visitados com agendamento prévio e atraíam cerca de 50 visitantes por mês.

Prédio da administração do Parque Fazenda do Carmo é todo sustentável!
Créditos: Tiago Queiroz/Estadão
Prédio da administração do Parque Fazenda do Carmo é todo sustentável!

O programa começa no dia 14 de janeiro, quando o Parque Natural Municipal Itaim vai ser aberto. Ele fica na região de Parelheiros, em uma área que equivale a quase 500 campos de futebol!

Na mesma semana, os parques naturais Varginha, Bororé e Jaceguava, também da zona sul, vão ser abertos nos dias 15, 16 e 18 de janeiro, respectivamente.

Esses parques estão às margens das represas Billings e Guarapiranga. Inclusive, dá pra ver as águas em algumas das trilhas das reservas. A ideia é que cada um deles abra um dia da semana, e aos fins de semana, todos ficam abertos.

As trilhas são os principais atrativos dos cinco parques naturais
Créditos: Tiago Queiroz/Estadão
As trilhas são os principais atrativos dos cinco parques naturais

O Parque Natural Municipal Fazenda do Carmo, na zona leste, próximo ao já conhecido Parque do Carmo, tem a abertura marcada para 4 de fevereiro. O parque fica entre Itaquera e São Mateus em uma área com 50 nascentes de rios que fazem parte do sistema que forma o Córrego Aricanduva.

Ali, até o prédio da administração se destaca, já que ele tem construção sustentável. Mas é a trilha das preguiças que vai chamar a atenção do público, já que famílias desse bichinho fofo vivem por lá bem de boa!

A entrada nos parques naturais de São Paulo vai ser totalmente gratuita! Confira os horários e dias de funcionamento de cada parque, além do que dá pra curtir em cada um:

Alguns parques margeiam as represas Billings e Guarapiranga, que podem ser vistos nas trilhas ou em píers
Créditos: Tiago Queiroz/Estadão
Alguns parques margeiam as represas Billings e Guarapiranga, que podem ser vistos nas trilhas ou em píers
  • Itaim

Abertura: 14/1
Horários: terças, sábados e domingos, das 8h às 17h
Endereço: Rua Amaro Alves do Rosário, 2.676 – Parelheiros
O que dá pra aproveitar por lá: Trilha do Tatu, Trilha do Ribeirão Itaim e Bosque do Silêncio, área para contemplação e piquenique e parquinho infantil

  • Varginha

Abertura: 15/1
Horários: quartas, sábados e domingos, das 8h às 17h
Endereço: Av. Paulo Guilguer Reimberg, 6.200 – Grajaú
O que dá pra aproveitar por lá:  Trilha do Içá com mirante, lago, parquinho infantil, pista para bicicleta, mirante, biblioteca, ATIs (academia para terceira idade),  píer na margem da represa Billings para contemplação da paisagem e alojamento para pesquisadores.

  • Jaceguava

Abertura: 18/1
Horários: segundas, sábados e domingos, das 8h às 17h
Endereço: Avenida do Jaceguava, próximo do nº 1.100 – Bairro Jaceguava (Parelheiros)
O que dá pra aproveitar por lá: área para piquenique

  • Bororé

Abertura: 16/1
Horários: quintas-feiras, sábados e domingos, das 8h às 17h
Endereço: Estrada das Vieiras, sem número – Bororé (Grajaú)
O que dá pra aproveitar por lá: Trilha do Aventureiro e Trilha do Lago e píer na margem da Represa Billings para contemplação da paisagem

  • Fazenda do Carmo

Abertura: 4/2
Horários: terças-feiras, das 8h às 17h
Endereço: Estrada da Fazenda do Carmo, 350 – Itaquera
O que dá pra aproveitar por lá: área aberta para piquenique, biblioteca comunitária, administração com destaque para sua construção com projeto arquitetônico sustentável

Mais parques para você aproveitar o verde de SP: