CineMaterna: sessões especiais de cinema para mamães e bebês

Projeto cria condições ideais para que as mães com nenéns de até 18 meses possam curtir um filminho sossegadas, sem deixar seus pequenos em casa

Por: Redação

A chegada de um bebê é um momento especial na vida de qualquer mãe, mas também é um momento de readaptações e descobertas. A nova rotina obrigada a mulher a se reconectar ao mundo de novas formas, e o tempo, que antes era organizado de acordo com as prioridades pessoais, passa a ser dedicado àquele lindo ser humaninho.

Com a proposta de preencher de forma prazerosa a nova vida da mamãe e ainda promover a integração com outras mulheres que estejam passando pela mesma fase, o CineMaterna organiza sessões especiais em vários cinemas da cidade para as recém-mães curtirem juntas com seus filhotes.

Mães e bebês assistindo à sessão do CineMaterna

CineMaterna conta com um time de 400 mães voluntárias em todo o Brasil. O preço do ingresso varia de acordo com a política de cada cinema, mas a iniciativa disponibiliza algumas cortesias para quem não puder pagar (basta chegar meia hora antes). Surgido em 2008, o projeto já realizou mais de 7 mil sessões especiais em 52 cidades brasileiras. A ideia é criar um espaço de convivência e troca de experiências entre mães de bebês com até 18 meses – papais e acompanhantes também são bem-vindos.

Salas especiais

As sessões geralmente exibem filmes com temática adulta em salas preparadas com trocador de fraldas, um ambiente levemente iluminado, ar condicionado suave e volume do filme reduzido. É possível assistir à programação sentada tanto nas poltronas da sala como em um tapete especial que é esticado na primeira fila.

Depois de cada exibição, as mães participam de bate-papos sobre diferentes temas relacionados à maternidade, com direito até a um cafezinho. Um grupo de mães facilitadoras está presente em todas as salas para receber, conduzir e auxiliar as mulheres e seus bebês em tudo o que precisarem.

Para promover ainda mais a boa convivência, o CineMaterna orienta as espectadoras a respeitar algumas regrinhas da boa convivência, como manter o celular desligado durante a exibição, levar brinquedos sem som e luz, guardar o carrinho no lugar indicado, tirar fotos sem flash e sair da sala para tomar um ar, se o neném estiver muito agitado.

Mães e bebês assistindo à sessão do CineMaterna
Mais de 200 famílias já participaram do projeto CineMaternaDivulgação - CineMaterna
Mães e bebês assistindo à sessão do CineMaterna
CineMaterna já passou por 52 cidades brasileiras nos seus 10 anos de existênciaDivulgação - CineMaterna
mães assistindo à sessão de cinema no CineMaterna
Projeto já realizou mais de 7 mil sessões de cinema especiais para mães e bebêsDivulgação - CineMaterna

As mamis também podem ajudar a escolher os filmes que entrarão na programação. Para isso, basta preencher este cadastro, receber as enquetes do projeto por e-mail e votar nos filmes favoritos pelo site.

Prepare a pipoca e encontre aqui todas as sessões do CineMaterna.

1
BH: Jetiboca tem café incrível a R$ 3, pão de queijo e muito amor
Um dos lugares mais incríveis e inusitados no centro de Belo Horizonte, em Minas Gerais, é o Mercado Novo. Há …
2
3 trilhas no Rio com vistas de tirar o fôlego
Esse vídeo é para os amantes de ecoturismo, ou mesmo para quem quer começar a fazer trilhas e se conectar …
3
Parque da Pedra Branca no RJ: a maior floresta urbana do país
Pega um calçado confortável, passar protetor e repelente e Colaí nessa caminhada pelas trilhas do Parque da Pedra Branca, a …
4
Roteiro zen para fugir do caos de SP
Viver em SP é estar sempre ligadão no 220. Mas é legal dar uma freada no corre corre, né não? Colaí …
5
3 rolés pra curtir no Baixo Tijuca no Rio de Janeiro
A região do Baixo Tijuca tem muito o que oferecer quando o assunto é cerveja gelada! Colaí que eu tenho as …
6
Arena Digital de Curitiba: cinema e planetário no mesmo lugar
Ver as estrelas, mergulhar no fundo do mar, conhecer de pertinho todo o sistema solar. Tudo isso é possível em …
7
Uma voltinha no Mercado Público de Porto Alegre
Mais do que um ponto turístico, o Mercado Público de Porto Alegre concentra consumo, crença, cultura e tradição no centro …
8
3 jóias gastronômicas antigas de São Paulo
Afinal, panela velha é a que faz comida boa? Se depender da Casa Mathilde, da Padaria Santa Tereza e do …