Últimas notícias:

Loading...

Clarice Lispector e Carolina Maria de Jesus ganham mostras em SP

Confira um poquinho mais sobre essas e outras exposições que ocupam o IMS Paulista ao longo de 2021

Ouça este conteúdo

Duas das mais importantes escritoras brasileiras são homenageadas pelo IMS Paulista em 2021: a instituição recebe exposições da ucraniano-brasileira Clarice Lispector (1920-1977) e da mineira Carolina Maria de Jesus (1914-1977). E você não vai querer perdê-las, né?

Clarice Lispector e Carolina Maria de Jesus - IMS Paulista
Crédito: Acervo IMSCarolina Maria de Jesus e Clarice Lispector são duas das maiores escritoras brasileiras

Depois de lançar um site incrível sobre Clarice, o IMS Paulista continua as celebrações ao centenário da autora com a exposição “Constelação Clarice”, que tem previsão de estreia para o dia 6 de julho e deve ocupar a Galeria 2 do espaço até 7 de novembro.

A mostra explora uma faceta pouco conhecida de Lispector ao apresentar algumas pinturas feitas por ela. Você ainda confere obras de arte que estavam presentes na casa dela, incluindo o famoso retrato da autora feito pelo pintor surrealista italiano Giorgio de Chirico.

O projeto também é o ponto de partida para a apresentação de um vasto conjunto de obras de artistas visuais mulheres contemporâneas à Clarice Lispector. Além disso, também estarão presentes as fotografias da escritora que pertencem aos acervos do IMS.

Clarice Lispector e Carolina Maria de Jesus - IMS Paulista
Crédito: Clarice Lispector, 1946. Paris, França. Studio Harcourt / Coleção Paulo Gurgel Valente / Acervo IMSClarice Lispector completou 100 anos de nascimento em 2020

Uma das primeiras escritoras negras brasileiras, Carolina Maria de Jesus é autora de “Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada”. O livro reproduz o diário da autora, no qual ela relata o dia a dia de luta nas comunidades em SP, como da Favela do Canindé, onde ela viveu boa parte de sua vida.

Clarice Lispector e Carolina Maria de Jesus - IMS Paulista
Crédito: Acervo IMSCarolina Maria de Jesus foi uma das primeiras escritoras negras reconhecidas no Brasil

Para marcar os 60 anos de lançamento dessa importante obra, o IMS Paulista recebe a mostra “Um Brasil para os Brasileiros”, com curadoria de Raquel Barreto e de Hélio Menezes. A exposição, prevista para estrear no dia 12 de junho, exibe parte do acervo da autora – que pertence ao IMS.

E esse material também deve ser reunido em um site. Entre os destaques está um caderno inédito com manuscritos de Carolina Maria de Jesus que tem o mesmo título da mostra.

Legal, né? Confira abaixo outras exposições que devem estrear no IMS Paulista em 2021:

  • Mario Cravo Neto: espíritos sem nome
    Quando: 6 de março a 11 de julho 2021
    Um dos nomes essenciais da história da arte brasileira do século XX. A mostra reúne cerca de 300 itens, entre fotografias, esculturas, cadernos ilustrados e cartas.
  • Walter Firmo
    31 de julho a 12 dezembro 2021
    Colaborador de numerosos jornais e revistas, como o Última Hora, o Jornal do Brasil, as revistas Realidade, Veja e IstoÉ, ganhou o Prêmio Esso de Reportagem com o ensaio fotográfico “Cem dias na Amazônia de ninguém”, em 1963, e foi premiado sete vezes no Concurso Internacional de Fotografia da Nikon, entre 1972 e 1982.
  • Daido Moriyama
    30 de novembro a 10 de abril 2022
    É um dos mais importantes fotógrafos da nossa época, amplamente reconhecido mundialmente. Moriyama reinventa as possibilidades e as linguagens da fotografia de rua, retratando o Japão mais marginal na grande transformação vivida pela sociedade japonesa na década de 1960, entre a americanização dos modos de vida e a dissolução da cultura tradicional.

Tem muita arte para curtir em SP <3 Olha estas dicas:

Agência Fática

Em parceria com Agência Fática

A Fática é uma agência de comunicação especializada em produzir conteúdos sobre cultura em suas diferentes linguagens.