Últimas notícias:

Loading...

Clarice Lispector e Carolina Maria de Jesus ganham mostras em SP

Confira um poquinho mais sobre essas e outras exposições que ocupam o IMS Paulista ao longo de 2021

Por: Redação
Ouça este conteúdo

Recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência não informados pelo próprio organizador do evento

Duas das mais importantes escritoras brasileiras são homenageadas pelo IMS Paulista em 2021: a instituição recebe exposições da ucraniano-brasileira Clarice Lispector (1920-1977) e da mineira Carolina Maria de Jesus (1914-1977). E você não vai querer perdê-las, né?

Clarice Lispector e Carolina Maria de Jesus - IMS Paulista
Crédito: Acervo IMSCarolina Maria de Jesus e Clarice Lispector são duas das maiores escritoras brasileiras

Depois de lançar um site incrível sobre Clarice, o IMS Paulista continua as celebrações ao centenário da autora com a exposição “Constelação Clarice”, que tem previsão de estreia para o dia 6 de julho e deve ocupar a Galeria 2 do espaço até 7 de novembro.

A mostra explora uma faceta pouco conhecida de Lispector ao apresentar algumas pinturas feitas por ela. Você ainda confere obras de arte que estavam presentes na casa dela, incluindo o famoso retrato da autora feito pelo pintor surrealista italiano Giorgio de Chirico.

O projeto também é o ponto de partida para a apresentação de um vasto conjunto de obras de artistas visuais mulheres contemporâneas à Clarice Lispector. Além disso, também estarão presentes as fotografias da escritora que pertencem aos acervos do IMS.

Clarice Lispector e Carolina Maria de Jesus - IMS Paulista
Crédito: Clarice Lispector, 1946. Paris, França. Studio Harcourt / Coleção Paulo Gurgel Valente / Acervo IMSClarice Lispector completou 100 anos de nascimento em 2020

Uma das primeiras escritoras negras brasileiras, Carolina Maria de Jesus é autora de “Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada”. O livro reproduz o diário da autora, no qual ela relata o dia a dia de luta nas comunidades em SP, como da Favela do Canindé, onde ela viveu boa parte de sua vida.

Clarice Lispector e Carolina Maria de Jesus - IMS Paulista
Crédito: Acervo IMSCarolina Maria de Jesus foi uma das primeiras escritoras negras reconhecidas no Brasil

Para marcar os 60 anos de lançamento dessa importante obra, o IMS Paulista recebe a mostra “Um Brasil para os Brasileiros”, com curadoria de Raquel Barreto e de Hélio Menezes. A exposição, prevista para estrear no dia 12 de junho, exibe parte do acervo da autora – que pertence ao IMS.

E esse material também deve ser reunido em um site. Entre os destaques está um caderno inédito com manuscritos de Carolina Maria de Jesus que tem o mesmo título da mostra.

Legal, né? Confira abaixo outras exposições que devem estrear no IMS Paulista em 2021:

  • Mario Cravo Neto: espíritos sem nome
    Quando: 6 de março a 11 de julho 2021
    Um dos nomes essenciais da história da arte brasileira do século XX. A mostra reúne cerca de 300 itens, entre fotografias, esculturas, cadernos ilustrados e cartas.
  • Walter Firmo
    31 de julho a 12 dezembro 2021
    Colaborador de numerosos jornais e revistas, como o Última Hora, o Jornal do Brasil, as revistas Realidade, Veja e IstoÉ, ganhou o Prêmio Esso de Reportagem com o ensaio fotográfico “Cem dias na Amazônia de ninguém”, em 1963, e foi premiado sete vezes no Concurso Internacional de Fotografia da Nikon, entre 1972 e 1982.
  • Daido Moriyama
    30 de novembro a 10 de abril 2022
    É um dos mais importantes fotógrafos da nossa época, amplamente reconhecido mundialmente. Moriyama reinventa as possibilidades e as linguagens da fotografia de rua, retratando o Japão mais marginal na grande transformação vivida pela sociedade japonesa na década de 1960, entre a americanização dos modos de vida e a dissolução da cultura tradicional.

Tem muita arte para curtir em SP <3 Olha estas dicas: