Dia das Crianças no Theatro Municipal tem atividades gratuitas

Projeto Crianças no Municipal oferece tour musical pelo Theatro, peça infantil, concerto e dança

Por: Redação Comunicar erro
Até
13
de outubro 2019
Terça - Sábado - Domingo
Confira os horários na programação

Tem melhor presente para o Dia das Crianças que atividades culturais gratuitas? Não mesmo! E o Theatro Municipal bem sabe disso e apresenta uma maratona repleta de atividades para a criançada – e toda sua família!

zoo musical no theatro municipal no dia das crianças
Crédito: Fabiana StigNa experiência Zoo Musical, as crianças são guiadas por educadores pelos espaços do Theatro Municipal

Chamado de “Crianças no Municipal“, o projeto oferece desde concertos didáticos de música sinfônica, apresentações de balé, pocket ópera e espetáculo de teatro, e ainda um tour de vivência musical pelos diversos espaços do prédio histórico.

As programação do Dia das Crianças no Municipal é aberta ao público nos dias 8, 12 e 13 de outubro, e tem entrada gratuita!

Programação de estreia

Na estreia do evento de Dia das Crianças, no dia 8 de outubro, a Orquestra Mundana Refugi, a Palhaça Rubra e o coletivo Morabeza Nação, se revezam em apresentações no espetáculo “Curumins do Mundo“.

Curumins do Mundo” tem como mestre de cerimônias a Palhaça Rubra, que faz as mediações entre a apresentação da orquestra e a peça e apresenta algumas músicas com a Refugi, como “A Nossa Casa”, do Arnaldo Antunes.

DIA DAS CRIANÇAS SP: 10 PASSEIOS MAIS LEGAIS DO QUE COMPRAR PRESENTE 

cena da peça infantil As Aventuras do Boi Beleza
Crédito: Douglas CamposPaulo Rafael, escritor da obra “O Mundo Cá tem Fronteira – Uma Aventura Brasil-Cabo Verde”, leva seu livro para o palco em “As Aventuras do Boi Beleza”

No mesmo dia, o coletivo de contação de histórias Morabeza Nação apresenta a peça “As Aventuras do Boi Beleza“.

No enredo, um boi do nordeste brasileiro, que sobrevoa as Ilhas de Cabo Verde, acaba descobrindo que as belezas desse país do continente africano são também muito semelhantes às belezas brasileiras.

Duas crianças, Grapiúna e Graciliano, são as passageiras especialíssimas desta viagem, com quem o boi partilha suas alegrias, impressões, cantos e amores.

No Dias das Crianças

No Dia das Crianças, dia 12 de outubro, a programação segue com o “Zoo Musical“. A ideia é proporcionar às crianças uma experiência musical na qual os pequenos, guiados por educadores, percorrem algumas “estações” distribuídas pelo Theatro Muncipal.

zoo musical no theatro municipal no dia das crianças
Crédito: Fabiana StigSob monitoria, as crianças podem conhecer um pouco mais sobre esse universo da música sinfônica dentro do Theatro Municipal

O tour pelo Theatro percorre o saguão de entrada principal e o salão nobre, onde a criançada encontra instrumentos de orquestra!

Pra deixar o Dia das Crianças ainda maaaais legal! Os pequenos têm a oportunidade de apreciarem a sonoridade de cada instrumento, e entender como são divididos no palco os chamados naipes de cordas (violino, viola, violoncelo e contrabaixo acústico), madeiras (flauta, oboé, clarinete, saxofone e fagote), metais (trompa, trompete, trombone e tuba) e a percussão.

O tour acontece às 16h30 e para participar, os papais precisam garantir o ingresso pelo site oficial do Theatro Municipal.

Outra atividade é o espetáculo “O que é? O que é? O que é?“, que acontece às 18h.

A produção conta com a Orquestra Experimental de Repertório (OER), o Opera Studio e a Escola de Dança de São Paulo explicando para os pequenos o que é orquestra, o que é dança e o que é ópera.

Ainda na programação do Dia das Crianças, o Theatro Municipal apresenta o espetáculo infantil “O Reizinho Mandão“, ao meio-dia.

A peça é protagonizada por três atores com Síndrome de Down e é inspirada no livro homônimo de Ruth Rocha. IMAGINA QUE LINDEZA!

Fechando a programação…

Para encerrar a programação do Dias das Crianças no Municipal, o Theatro apresenta o Festival de Coros Infantojuvenis com a presença do Coral Juvenil do Guri, sob a regência de Eduardo Fernandes, e o Coral Canto do Aprender sob a regência da maestrina Suellen Lima.

No repertório, peças de música popular brasileira como “Embolado do Tempo”, de Alceu Valença, “Tempos Modernos”, de Lulu Santos, “A Felicidade bate à sua porta”, de Gonzaguinha, “As Mariposas”, de Adoniran Barbosa, “Corcovado”, de Tom Jobim, “Trenzinho Caipira”, de Heitor Villa-Lobos.

É ou não é um presentão para as crianças?

Quer mais uma dica para sair com os pimpolhos?

Com músicas de Adriana Calcanhotto, espetáculo conta a história de Malala para as crianças! Confira todos os detalhes aqui.