Distrito C: espaço da arte e da economia criativa em Porto Alegre
Polo da economia criativa da cidade, a região agrupa cerca de 100 artistas e empreendedores em quatro bairros
Sustentado por cerca de 100 artistas e empreendedores, o Distrito C vem se tornando o lugar da arte contemporânea e da economia criativa da cidade.
O Distrito C não é um bairro ou região rastreável pelo GPS, mas um polo de economia criativa, do conhecimento e da experiência, que se localiza em grande parte nos bairros Floresta e São Geraldo, a metade sul do chamado 4º Distrito, mas que também inclui partes dos bairros Independência e Moinhos de Vento.
O polo foi criado e organizado em novembro de 2013 a fim de juntar toda a criatividade da região num grande parque urbano sem limites geográficos. Neste conceito, convivem no mesmo território, locais de trabalho, moradia, patrimônio histórico, educação, espaços verdes e de lazer.
Um grande destaque das ações do Distrito C é a valorização das atividades criativas nucleares, como as artes visuais, a literatura e as artes de performance. Por isso, além de polo da economia criativa, a região é onde se encontram diversas galerias de arte e escolas artísticas.
Para conhecer algumas das ações que você pode conhecer no Distrito C, a Catraca Livre separou três dicas.
CINE CAPITÓLIO RESGATA CHARME DO CINEMA DE RUA EM PORTO ALEGRE
Lembre-se de chamar seu 99 para fazer o passeio com mais conforto e segurança! ;)
Com 40 anos de atividade voltada à arte contemporânea, a galeria é uma das mais conhecidas da cidade e do Brasil.
A Bolsa de Arte já realizou mais de 250 exposições, além de participar ativamente de feiras, tanto no Brasil quanto no exterior. A programação atual você confere neste link.
Desde 2011, a galeria tem sua sede dentro do perímetro do Distrito C, o que reforça seu compromisso com a produção local e de novos talentos das artes.
Onde: Rua Visconde do Rio Branco, 365 – Floresta
Horário: Segunda a sexta, das 10h às 19h; sábado, das 10h às 13h30
O Studio Q é uma escola criativa de artes em geral que oferece cursos e workshops, além de ser um espaço para professores darem aulas.
O lugar tem sempre uma programação pra aproveitar, sejam bate-papos, exposições, brechós e feirinhas.
O propósito da escola é conectar pessoas e inspirar novas ideias em um ambiente de aprendizado e disseminação da cultura criativa.
Onde: Dr. Timóteo, 395 – Floresta
Horário: Segunda a sexta, das 9h às 19h
Outra galeria de arte legal para conhecer no Distrito C é a Hipotética.
O espaço possui duas salas de exposição temporárias de trabalhos autorais de artistas nacionais e internacionais.
Além das salas de exposição, oferece um ambiente para cursos, onde profissionais de variados meios culturais e artísticos são convidados a compartilhar experiências e técnicas de trabalho.
A galeria também conta com um espaço para exibição e comercialização de produtos diretamente relacionados ou que flertem com o desenho, a ilustração, a fotografia e as histórias em quadrinhos.
A ideia do lugar é reunir em um mesmo endereço obras, cursos e produtos relacionados aos universos das artes visuais.
Quer mais dicas legais para explorar a cidade? Seus problemas acabaram: fica de olho aqui na Catraca Livre, que a gente tem roteiros incríveis para você colar com o seu 99, que garante a dupla imbatível preço e qualidade!
Mais da cultura criativa de Porto Alegre: