Mostra na Japan House explora arte milenar da caligrafia japonesa

Exposição 'DŌ: O caminho de Shoko Kanazawa' reúne obras que refletem e atualizam a filosofia do Shodō

Até 28 de fevereiro de 2021

Terça - Quarta - Quinta - Sexta - Sábado - Domingo

Das 11h às 17h

Site: japanhouse.se

Telefone: 031-711 11 04

Você sabia que a cultura japonesa atribui uma grande importância para a caligrafia? Aprenda um pouco mais sobre a filosofia do Shodō (em português, “o caminho da escrita”) na exposição “DŌ: o caminho de Shoko Kanazawa”, que pode ser conferida na Japan House SP.

Aprenda um pouco sobre a arte milenar da caligrafia na mostra da Japan House
Créditos: Mrina Melchers
Aprenda um pouco sobre a arte milenar da caligrafia na mostra da Japan House

A mostra reúne 11 obras – sendo dez pergaminhos e um biombo – feitas pela artista Shoko Kanazawa, que emprega em seu trabalho técnicas e saberes milenares e atualiza seus conceitos.

Na cultura nipônica, o Shodō tem a proposta dar vazão às emoções a partir da escrita. Essa arte é ensinada até para as crianças durante os anos da educação primária! Os trabalhos são feitos com tinta preta, pincéis de vários tipos e tamanhos e papel japonês.

A arte da caligrafia japonesa geralmente é feita com pincéis de diferentes tipos e tamanhos e tinta
Créditos: Mrina Melchers
A arte da caligrafia japonesa geralmente é feita com pincéis de diferentes tipos e tamanhos e tinta

Essa arte exige alta precisão e emprega caracteres ideogramáticos – kanji – e fonéticos – hiragana e katakana. E a liberdade de cada artista ao imprimir pinceladas ora mais fortes, ora mais delicadas no papel determina seu estilo.

A mostra ‘DŌ: O caminho de Shoko Kanazawa’ reúne 11 obras da artista
Créditos: Mrina Melchers
A mostra ‘DŌ: O caminho de Shoko Kanazawa’ reúne 11 obras da artista

Shoko Kanazawa é conhecida por usar grandes pincéis, que exigem o envolvimento de todo seu corpo na aplicação da tinta sobre o papel e o compromisso com a leveza, equilíbrio e excelência.

E essa técnica é conhecida como caligrafia performática. Carregadas de significados, as palavras escolhidas pela artista possuem conceitos poéticos e subjetivos, transmitindo mensagens esperançosas e positivas.

Curtiu? A mostra da Japan House é gratuita e pode ser visitada até o dia 28 de fevereiro, de terça a domingo, das 11h às 17h. Para evitar aglomerações, agende antecipadamente sua visita aqui.

Um pouquinho sobre a artista

Nascida em 1985 em Tóquio, Kanazawa-san tem Síndrome de Down e começou a estudar caligrafia aos 5 anos, incentivada pela própria mãe, que dava aulas de Shodō para crianças. Ela ganhou notoriedade por conta de seu domínio das variações mais sutis da linha, das noções de composição e posicionamento das formas e do uso da tinta.

Shoko Kan atualiza a filosofia do Shodō com suas técnicas inovadoras
Créditos: divulgação
Shoko Kan atualiza a filosofia do Shodō com suas técnicas inovadoras

Shoko fez sua primeira primeira exposição individual aos 20 anos e, desde então, teve seu trabalho exposto em templos como Kenchōji (Kamakura), Kenninji (Quioto) e Tōdaiji (Nara). Além disso, ela é considerada uma figura muito importante na luta pelos direitos das pessoas com deficiência no Japão.

Graças graças a seu talento, foi nomeada como uma das artistas oficiais das Olimpíadas de Tóquio. E, por causa de seu estilo inovador, tem ressignificado essa arte milenar e despertado o interesse de cada vez mais jovens.

Visite a Japan House em segurança!

Assim como todos os museus e centros culturais que reabriam na fase verde da quarentena, a Japan House segue protocolos de segurança sanitária que devem ser respeitados por todos os visitantes. O uso de máscara de proteção é obrigatório para todes, e, antes de entrar no espaço, você terá a temperatura medida. Respeite a distância de 1,5 metro entre as pessoas indicada pela sinalização visual e sonora no museu.

O centro cultural colocou tapetes sanitizantes logo na entrada e disponibiliza álcool em gel 70% em todos os andares do edifício. Além disso, os sistemas de ar condicionado e exaustão do espaço são programados para trocar 100% do ar interno de todo o edifício a cada 40 minutos.


#DicaCatraca: sempre lembre de usar a máscara de proteção, andar com álcool em gel e sair de casa somente se necessário! Caso pertença ao grupo de risco ou conviva com alguém que precise de maiores cuidados, evite passeios presenciais. A situação é séria! Vamos nos cuidar para sair desta pandemia o mais rápido possível. Combinado? ❤


SP está cheia de exposições incríveis para você curtir em segurança!