Açaí no Rio: 14 lugares para aproveitar essa delícia doce ou salgada

Todos os locais foram muito bem avaliados pelo público

Por: Redação

Nos dias quentes, nada melhor do que uma deliciosa tigela de açaí para refrescar, não é mesmo? O creme da frutinha roxa, típico do norte do país, é um verdadeiro fenômeno no Rio! A cidade oferece opções que vão desde o tradicional paraense, puro, sem açúcar e com farinha de tapioca, até até a sensação da zona norte: Jarra de Liquidificador (!).

Açaí geladão é a melhor coisa no calor!

Hummm. Já deu água na boca!

Pensando nisso, a Catraca Livre fez uma lista indicando 14 lugares para tomar um açaí no Rio bem no capricho. Confira os endereços das casas especializadas:

1. Tacacá do Norte
R. Barão do Flamengo, 35 – Flamengo

O melhor do norte, tudo junto e misturado

Grande representante do verdadeiro açaí, o Tacacá do Norte é um pedacinho do Pará no meio do Flamengo. Aberto em 1973, é um restaurante simples, estilo boteco, com uma pequena bancada ao redor dos atendentes e outra na lateral. O açaí é servido cremosinho, sem açúcar e com direito a farinha de tapioca – como lá no norte. Eles não aceitam cartões, apenas dinheiro ou cheque. Funciona de segunda a sábado, das 9h às 23h, e aos domingos, das 9h às 21h.

2. Barraca do Pará
Feira de São Cristóvão – Rua Piauí, E-76

Barraca do açaí serve o tradicional creme, como no norte

Único representante com comidas típicas do Pará/Amazonas na feira, o lugar serve, além do açaí tradicional, outros pratos da cultura do Norte. Funciona às sextas, das 10h às 19h, aos sábados, das 10h às 23h, e aos domingos, das 10h às 18h.

3. Amazônia Soul
Rua Teixeira de Melo, 37, esquina com Prudente de Morais – Ipanema

O melhor açaí do mundo, diretamente das ilhas de Belém

Açaí no Rio no melhor estilo amazônico está também em Ipanema. O Amazônia Soul foi indicado por diversos leitores como um dos melhores – senão o melhor – do Rio. Garantia do tradicional sabor do Norte. Abre de terça a domingo, das 11h às 21h, e às segundas, das 12h às 19h e das 21h às 22h. Caranguejo, maniçoba e tacacá também estão no cardápio.

4. ASA Açaí
Rua Sacadura Cabral, 79 – Saúde

Açaí da Ação Sustentável da Amazônia

O açaí do ASA (Ação Sustentável da Amazônia) é selecionado na região de Barcarena, no Pará, e servido em tigelas. Os frutos são escolhidos à mão dentro da floresta e conduzidos até uma unidade beneficiadora terceirizada. As polpas são produzidas em alta concentração (15%) e são 100% rastreáveis.

Vale lembrar que a polpa é rica em nutrientes, antioxidantes e pode ser adoçada com xarope de guaraná, açúcar orgânico e mel ou melado de cana. A casa também oferece uma versão salgada do fruto: o Guacamole da Amazônia, que substitui o abacate pelo açaí. Funciona de segunda a sábado, das 11h30 às 18h.

BATATA DE MARECHAL: PATRIMÔNIO DO SUBÚRBIO CARIOCA

5. Casa do Açaí
Rua Siqueira Campos, 143 – Loja 11 – Copacabana

Granola e banana vão bem com o açaí doce
Crédito: Getty Images/iStockphotoGranola e banana vão bem com o açaí doce

O local tem no cardápio o Açaí Premium e o Açaí Especial, que se aproximam muito do sabor da bebida paraense. A casa também tem sucos diversos, sanduíches e outros lanches. Funciona de segunda a sexta, das 7h30 às 21h, e aos sábados, das 7h30 às 20h.

6.Freddy Rei Do Açaí
Unidade 1: Rua Ihangá 400 | Unidade 2: Posto 11 Leblon | Unidade 3: Praia do Pepê

Freddy Rei do Açaí fica aos finais de semana no Leme

Testado e aprovado, o açaí do Freddy é no melhor estilo sorvete, mas não muito doce. A massa já vem com banana ou morango e vale acrescentar uma infinidade de coisinhas: floco de arroz crocante, aveia, granola clássica, pedaços de frutas, calda e muito mais. Funciona de segunda a sexta, das 9h às 20h, e aos sábados e domingos, das 12h às 20h.

7. Bibi Sucos
Várias lojas, confira aqui a mais próxima. 

Açaí do Bibi
Açaí do Bibi

Outra boa pedida para tomar aquele açaí no Rio é a rede de lanchonetes Bibi Sucos que é super descolada e traz até opções como milk shake dessa delícia do Norte. Além disso tem várias comidinhas, sanduíches e sucos.

8. Rico Point
Avenida Paulo Tapajós, S/N – Recreio dos Bandeirantes 

Açaí do Rico Point
Açaí do Rico Point

Na praia da Macumba, o quiosque é ponto de encontro de surfistas e praticantes de esportes. Para repor as energias, só chegar lá e pedir um açaí com granola! Funciona todos os dias das 7h às 19h.

9. Sucomania
Avenida Treze de Maio, 45 LJ A – Centro

O estabelecimento abriu em 1996 e hoje é uma casa de sucos típica da cidade, entre Cinelândia e a Carioca. Além do tradicional açaí, serve salgados, tortas e lanches diversos. Funciona de segunda a sexta, das 6h às 20h30.

10. Restaurante Arataca
Rua Domingos Ferreira, 41 – loja B, Copacabana

Tradicional casa em Copacabana, é especializada na culinária amazônica e oferece um dos melhores açaís do Rio. Lá, é possível comprar produtos do Norte do Brasil ou consumir lanches e refeições no próprio estabelecimento. A polpa concentrada e cremosa do açaí é servida sem adição de xarope e acompanha tapioca em flocos ou farinha. Também é possível pedir o açaí batido com mel. Funciona de segunda a domingo, das 9h às 21h.

11. Grão Pará
Rua Barão de Ipanema, 94, Copacabana

Grão Pará açaí
Crédito: @graopararj / FacebookTigela de açaí branco servido com flocos de tapioca

Além de um excelente açaí, o Grão Pará tem um ambiente moderno e descolado. O restaurante possui uma diversidade de comidas típicas do norte. Além do tradicional açaí na tigela, também é possível encontrar o açaí branco (que na verdade é verde). Esta variedade é conhecida por ser mais “light” que seu irmão roxo. Ele também é rico em vitamina A, bom para a pele e a saúde dos olhos. Esta é a prova de que açaí não tem contra indicação! Funciona de domingo a quinta, das 9h às 17h e das 18h às 21h, e às sextas e sábados, das 9h às 17h e das 18h às 22h.

12. Natu Sucos do Leme
Rua Gustavo Sampaio, 323 – Leme

Natu Sucos
Crédito: @NatuSucosdoLeme / FacebookAçaí com granola, frutas vermelhas, banana e coco

O Natu, que fica no Leme, é uma casa de sucos pequenina e com muita qualidade. Por lá, o açaí é doce, na medida certa, batido com uma boa quantidade de fruta. Morango e banana são as pedidas oficiais, mas há opções com maracujá e framboesa também. O lugar funciona de quinta a terça, das 9h às 22h, e às quartas, das 10h às 22h.

13. Açaí Tropical
Rua Mauricio de Abreu, 15 – Duque de Caxias

Açaí Tropical
Crédito: @a.tropical0/ FacebookTigela de açaí com granola do Açaí Tropical

Tem a fama de ser o melhor açaí de Duque de Caxias. Aqui, o papo é fitness. Na casa, o açaí é servido sem açúcar e sem xarope de guaraná, ou seja, sem culpa! Também há a opção com whey protein. Não para por aí, tá com calor, pede um açaí na casquinha para refrescar. A casa também serve tapioca, sucos e smoothies. O lugar fica aberto de segunda a sábado, das 12h às 22h.

14. Açaí Tumucumaque
Rua Silva Vale n° 277 – Cavalcante

Açaí Tumucumaque
Crédito: @ acainota10datumucumaque/ FacebookJarra de Liquidificador com açaí e frutas

Este é para os fortes! O Tumucumaque é conhecido como o melhor açaí da Zona Norte. As porções de açaí são generosas e é possível combiná-las com diversas frutas e confeitos. Esqueça a barca de açaí, eles têm a Jarra de Liquidificador, com quase 2,5 litros e que serve cinco pessoas. Achou pouco? Outras opções tamanho família são Melancia e Big Tigela. Aberto de terça a domingo, das 16h às 22h.

Se curtiu essas dicas, que tal aproveitar e conhecer restaurantes veganos no Rio?

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.