Exposição ‘960p’ reflete sobre noção de suspensão em várias linguagens

Mostra de artistas do Hermes Artes Visuais reúne obras de Thamyres Donadio, Thais Stoklos, Ana Elisa Carramaschi, Duda Breda, Ricardo Durski e outros

Até 28 de agosto de 2021

Todos os dias

É necessário agendar a visita pelo e-mail residenciafonte@gmail.com

Recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência não informados pelo próprio organizador do evento

Grátis

As sensações de suspensão e esvaziamento de conteúdos e sentidos que surgem na espera por um possível fim do confinamento social provocado pela pandemia deram origem à exposição “960p”, com 35 obras feitas pelos artistas do grupo de acompanhamento do Hermes Artes Visuais.

E você pode conferir todos esses trabalhos, feitos em diferentes linguagens e suportes, no espaço FONTE, na Vila Madalena, até o dia 28 de agosto. A visitação é gratuita e deve ser agendada pelo e-mail residenciafonte@gmail.com ou por direct no Instagram @residenciafonte.

A exposição “960p” reúne obras dos artistas do grupo de acompanhamento do Hermes Artes Visuais
Créditos: Leka Mendes
A exposição “960p” reúne obras dos artistas do grupo de acompanhamento do Hermes Artes Visuais

Com organização de Carla Chaim, Marcelo Amorim e Nino Cais, a mostra nasceu dos encontros virtuais que o coletivo tem feito na plataforma Zoom, que limita o tamanho das imagens que você pode colocar ao fundo da sua câmera à resolução de 960p – daí o nome do projeto.

A própria experiência com as videoconferências foi motivo de uma série de reflexões sobre o quanto as pessoas precisam “criar” um ambiente para se apresentar virtualmente e a questão da verdade/mentira contidas na imagem.

A exposição partiu da obra “Salto no Vazio”, de Yves Klein, e do texto “Saltar no Vazio”, do filósofo Vladimir Safatle.
Créditos: Leka Mendes - site do Hermes Artes Visuais
A exposição partiu da obra “Salto no Vazio”, de Yves Klein, e do texto “Saltar no Vazio”, do filósofo Vladimir Safatle.

O ponto de partida adotado pelos artistas para criar os trabalhos em exibição foram a obra “Salto no Vazio”, de Yves Klein, e o texto “Saltar no Vazio”, do filósofo Vladimir Safatle.

E os trabalhos, alguns criados para a exposição, tratam da validade das imagens técnicas, das narrativas que os artistas constroem, do esvaziamento de conteúdos e de sentidos, do vazio como um espaço fértil para ser ocupado e das coisas que podem acontecer junto da necessidade do artista de estar continuamente se movendo, criando, afetando e sendo afetado.

Os artistas que participam da exposição “960p” são Ana Elisa Carramaschi, André Ianni, Camila Bardehle, Carlos Rodrigues, Carolina Cherubini, Daniela Torrente, Duda Breda, Gabriel Accardo, Gael Rodrigues, Juliana Gal Betti, Kika Simonsen, Maria Fernanda Lopes, Marú, Otávio Barata, Ricardo Durski, Silvia Jábali, Thais Stoklos, Thamyres Donadio e Zé Tepedino.

Curte arte? Então, dá uma olhada nestes outros rolês incríveis: